Dia Nacional do Literato: contribuiu para literatura após atuar brevemente como promotor público e advogado, antes de dedicar-se à vida literária.
No próximo dia 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data especial que marca o nascimento do renomado escritor Monteiro Lobato, figura icônica na literatura infantil brasileira. Monteiro Lobato deixou um legado valioso, sendo reconhecido por suas obras que encantam gerações de leitores com histórias cativantes e personagens memoráveis, como o famoso Visconde de Sabugosa. Sua contribuição para o universo literário infantil brasileiro é inestimável.
Além de sua notável carreira como autor de obras que marcaram a infância de tantos leitores, Monteiro Lobato também teve uma breve incursão no campo do Direito, atuando como promotor público em determinado período de sua vida. O escritor, conhecido por sua criatividade e sagacidade, brilhou em diferentes áreas de atuação, deixando um legado que transcende a literatura infantil.
Monteiro Lobato: Autor e Escritor
Nascido em Taubaté/SP em 1882, José Bento Monteiro Lobato seguiu os desejos de seu avô, o Visconde de Tremembé, e formou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco no ano de 1905. Com o diploma em mãos, retornou a Taubaté e candidatou-se ao cargo de promotor público, exercendo-o em Areias logo em seguida.
Contribuição de Monteiro Lobato para Literatura
Após a morte de seu avô em 1911, Lobato deixou a carreira jurídica brevemente para dedicar-se à vida de fazendeiro e escritor. Foi nesse período que começou a publicar contos, crônicas e críticas, firmado como um renomado literato. Mesmo com uma curta carreira no Direito, entre 1907 e 1911, Monteiro Lobato deixou sua marca nos anais jurídicos ao atuar como promotor de Justiça.
Dia Nacional do Monteiro Lobato
Durante o início de 1930, críticas foram dirigidas a Lobato pelo jornalista Eurico Pereira Penna, do jornal O Cruzeirense, por atitudes consideradas injustas para o povo de Areias. A aspiração de Lobato por uma comarca próspera, com influência política do avô, o Visconde de Tremembé, foi revelada numa carta a seu amigo Godofredo Rangel. O autor desejava ser nomeado promotor em uma cidade próspera e via Areias como um trampolim para outras comarcas mais vantajosas.
A Vida Promovida por Monteiro Lobato
Sabe-se que o livro ‘Cidades Mortas’ foi inspirado em Areias, originando cidades fantasiosas criadas por Lobato como Itaoca, Itapuca e Oblivion. A obra retrata a estagnação sócio-econômica do Vale do Paraíba, tendo Areias como inspiração principal para tal cenário ficcional.
Carta de Lobato
Em junho de 1907, Monteiro Lobato redigiu uma carta que se tornaria um registro relevante de sua atuação como promotor. Nela, argumenta pela condenação do menor João Baptista de Oliveira, baseando-se em provas que apontavam a culpabilidade do jovem. Destacando características lombrosianas, Lobato justificou a prisão do adolescente devido à influência familiar e à inclinação para práticas delituosas, como o consumo de álcool.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo