Incentiva-se a redução do consumo de carne desde 1985, promovendo alternativas à base de vegetais e discutindo benefícios para a saúde do coração. #SegundaSemCarne
Nesta quarta-feira (20) é celebrado o Dia da Carne, momento dedicado a apreciar os diversos tipos e cortes disponíveis para todos os gostos. A carne é um alimento presente em diversas culturas ao redor do mundo, sendo uma importante fonte de nutrientes e sabor.
Para quem busca uma alimentação mais equilibrada, o consumo de proteína animal pode ser reduzido gradativamente, substituindo por opções mais saudáveis e sustentáveis. A variedade de opções vegetais disponíveis no mercado oferece uma alternativa deliciosa e nutritiva para incorporar em suas refeições diárias, sem abrir mão do sabor e dos benefícios para a saúde. Experimente novas receitas e descubra como é possível desfrutar de uma alimentação diversificada e rica em nutrientes!
Benefícios da redução da carne e proposta da celebração
A iniciativa é semelhante à ‘Segunda Sem Carne‘, campanha internacional que incentiva as pessoas a não ingerirem proteína animal nas segundas-feiras. De acordo com uma pesquisa recente, reduzir o consumo de carne pode contribuir significativamente para a melhoria da saúde do coração. Além disso, uma dieta à base de plantas pode ter impactos positivos na saúde sexual, entre outros benefícios.
Alternativas baseadas em vegetais e mal do consumo de carne
A proposição do Dia Mundial Sem Carne, que acontece desde 1985, inclui estimular a reflexão sobre os ‘males’ do consumo de carne e os impactos negativos que uma dieta onívora pode ter na saúde, nos animais e no meio ambiente. Reduzir a ingestão de carne pode ser uma forma eficaz de prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade.
Benefícios da redução da carne e saúde do coração
Uma pesquisa realizada pelo The Good Food Institute Brasil apontou uma redução significativa no consumo de carnes pelos brasileiros em 2022. Esse movimento pode ser impulsionado não apenas pelo aumento do preço da carne, mas também por questões de saúde, como a preocupação em melhorar a digestão, reduzir o colesterol e perder peso. Além disso, a redução do consumo de carne pode ter impactos positivos na saúde do coração.
Dieta sem consumo de carnes e benefícios desse tipo de dieta
Thaisa Navolar, nutricionista vegana, destaca que uma dieta sem consumo de carnes pode ser mais rica em fibras devido ao aumento do consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, nozes e leguminosas. Esses alimentos fornecem substâncias protetoras, como antioxidantes e compostos bioativos, que contribuem para a saúde geral. Portanto, adotar uma dieta baseada em vegetais pode trazer benefícios significativos para a saúde e o bem-estar.
Alternativas baseadas em vegetais e redução do consumo
Bárbara Sant’Ana, nutricionista vegetariana, ressalta a importância de buscar fontes alternativas de proteína vegetal para substituir as carnes na alimentação. Ela destaca que os alimentos como feijões, lentilha, grão de bico, soja e seus derivados são excelentes opções para manter uma dieta equilibrada e saudável. Não é indicado basear a alimentação apenas em fast foods e alimentos ultraprocessados, pois os benefícios de uma dieta sem carne só são percebidos com a adoção de alimentos de origem vegetal e in natura.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo