Apoiar redes de ensino na análise de dados, preparando devolutiva qualificada para adolescentes em transições e alocação de matrículas.
O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), promoverá, na quarta-feira, 7 de agosto, a conferência online ‘Escuta, das Adolescências;’. A iniciativa visa fornecer orientações e suporte para as transições e distribuição de matrículas nos anos finais.
No segundo parágrafo, durante a Semana, da Escuta, das Adolescências;, serão abordadas questões específicas relacionadas ao processo de transição dos estudantes, visando garantir uma experiência educacional mais fluida e inclusiva. A importância da escuta ativa e do diálogo constante entre os gestores educacionais será enfatizada para promover um ambiente escolar acolhedor e eficaz. Escuta, das Adolescências; é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a construção de uma educação mais alinhada com suas necessidades e realidades.
Evento de Apoio à Semana da Escuta, das Adolescências;
No encontro, as organizações reunirão gestores das redes de ensino e profissionais da educação com o propósito de oferecer suporte para acessarem, analisarem e utilizarem a devolutiva organizada pelo MEC acerca das respostas dos estudantes ao formulário da Semana de Escuta das Adolescências nas Escolas. Mais informações: Mais de 2 milhões de alunos participam da Escuta das Adolescências. A programação do webinário é direcionada a gestores de sistemas de ensino, especialistas, profissionais da educação e estudantes.
No evento, serão apresentados os instrumentos de devolutiva da Semana da Escuta, incluindo um guia para gestores escolares e outro guia para professores, com o objetivo de auxiliar na preparação para o processo de devolutiva junto aos estudantes de anos finais e no planejamento de ações nas escolas.
Na pauta, o encontro contará com a experiência da rede de Alagoas no processo da Semana da Escuta, uma das redes com maior participação de escolas e estudantes, além de especialistas que contribuíram para a elaboração dos relatórios de devolutiva.
Participantes – O webinário terá a presença de dois membros da Rede Nacional de Articuladores Técnicos do Programa Escola das Adolescências (Renapea): Fabiana Alves Dias, superintendente do Desenvolvimento do Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, e Ricardo Almeida Maciel, coordenador técnico dos Anos Finais de Maceió. Além deles, estarão presentes especialistas que colaboraram na construção da devolutiva da Semana da Escuta como apoiadores técnicos do MEC: a coordenadora no Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Cecília Miranda; a diretora de projetos na Rede Conhecimento Social (Recos), Harika Maia; e a diretora do Porvir, Tatiana Klix. A mediação do evento será conduzida pelo consultor especialista em educação básica da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental (Cogef/MEC), Allan Greicon. O webinário estará disponível na íntegra no canal do MEC no YouTube. Você pode acessar o site do programa Escola das Adolescências neste link e a página específica para a devolutiva aqui.
Agenda – Um segundo webinário sobre o Escola das Adolescências, com o tema ‘Guia de apoio às transições e alocação de matrículas dos anos finais’, ocorrerá no dia 16 de agosto, às 15h (horário de Brasília). A videoconferência será transmitida pelos canais do MEC e do Conviva Educação no YouTube. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo