Terremoto de magnitude 7,7 atinge o Japão, gerando tremor e deslizamentos. Alerta de tsunami emitido, ondas de até 3 metros previstas.
Um vídeo impressionante registra o momento em que o vagão de uma linha de metrô de Taipei, em Taiwan, balança intensamente durante o terrível terremoto que sacudiu a região, nesta quarta-feira (3).
O abalo sísmico também causou pânico entre os moradores locais, que relataram sentir um intenso tremor em suas casas e prédios. O sismo deixou muitos feridos e danos materiais, evidenciando a gravidade da situação.
Terremoto: o abalo sísmico que assolou Taiwan e China
Um tremor de magnitude 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan e sentido em várias regiões do país, além de cidades da China. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para Japão e Filipinas. O sismo deixou moradores em estado de alerta, especialmente na linha de metrô de Taipei, onde passageiros foram surpreendidos pela intensidade do tremor. Nas imagens que circulam nas redes sociais, uma mulher é vista segurando duas barras de ferro para se manter em pé enquanto o vagão balança.
O tremor de magnitude também afetou edifícios e causou deslizamentos de terra, resultando em pelo menos quatro mortes e 50 feridos, de acordo com os bombeiros de Taiwan. Além disso, foram sentidas pelo menos 13 réplicas com magnitude acima de 5,0 nas horas seguintes ao terremoto, conforme informado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Risco de tsunami nas ilhas do Japão e Filipinas
Alertas de risco de tsunami foram emitidos para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas. Inicialmente, as autoridades alertaram para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa, resultando em uma ordem de retirada para os moradores da região. Após cerca de três horas, os alertas foram cancelados no Japão. Enquanto isso, a TV japonesa NHK relatou ondas de 30 centímetros na ilha de Yonaguni, localizada a aproximadamente 100 km da costa leste de Taiwan. Nas Filipinas, o governo também instruiu moradores de áreas costeiras a deixarem suas residências.
Fatos adicionais sobre o terremoto
A agência oficial de notícias de Taiwan destacou que esse foi o terremoto mais intenso registrado desde 1999, quando 2,4 mil pessoas perderam a vida e 50 mil imóveis foram danificados. O impacto do tremor foi sentido não apenas nas estruturas físicas, mas também na segurança e bem-estar da população local. Os bombeiros de Taiwan continuam realizando esforços de resgate e auxílio às vítimas afetadas pelo abalo sísmico, demonstrando a importância da preparação e resposta adequadas diante de eventos naturais como esse.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo