No século XXI, Vasco teve uma positiva passagem na Copa do Brasil em São Januário: litígio entre 777 Parceiros e Cruz-maltino; liminar da Justiça, interino Rafael Paiva; histórica vitória na segunda fase, oitavas e terceira fase; 56 jogos, período de pênaltis: associativo a Colina, 777, Justiça, 777 Parceiros, Cruz-maltino, Rafael Paiva, litígio.
Enquanto nos bastidores há um clima de disputa entre o clube e a 777 Partners, que perdeu sua posição de acionista majoritária da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) devido a uma decisão judicial, o Vasco segue em busca da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
O time Cruz-maltino enfrenta desafios tanto fora quanto dentro de campo, mas mantém o foco na competição e no objetivo de avançar de fase. A história do Vasco é marcada por superações, e os torcedores confiam na garra e determinação do time para alcançar o sucesso.
Vasco: o Cruz-maltino em litígio entre associativo a 777 Parceiros
E nesta terça-feira (21), em São Januário, ainda sob o comando do interino Rafael Paiva, o Vasco recebe o Fortaleza, pela volta da terceira fase, e precisa da vitória para avançar. Mesmo após o sonoro 4 a 0 sofrido para o Criciúma, no final de abril pelo Brasileirão, os cariocas ainda têm a sua casa como trunfo. Especialmente quando se trata da Copa do Brasil. Com apenas uma derrota no estádio na atual temporada, exatamente diante dos catarinenses, o Vasco tem a Colina Histórica, literalmente, como uma fortaleza na competição nacional. No século XXI, em 56 jogos disputados em São Januário pela competição, foram apenas 4 derrotas sofridas, além de 32 vitórias e 20 empates. Durante o período, apenas 4 clubes conseguiram a façanha de derrotar o Cruz-maltino dentro de seu estádio: 15 de Novembro-RS (3 a 0, em 2004, na segunda fase), Baraúnas-RN (3 a 0, em 2005, nas oitavas), Goiás (1 a 0, em 2020, pela terceira fase) e São Paulo (2 a 1, em 2021, pelas oitavas).
Liminar da Justiça: interino Rafael Paiva e a Colina Histórica do Vasco
É claro que, mesmo sem a derrota, não necessariamente o Vasco saiu classificado em todos estes jogos. Como por exemplo em 2023, quando foi eliminado em casa, nos pênaltis, para o ABC-RN, mas no tempo normal ficou no 0 a 0 com a equipe potiguar. Ao todo, nas 22 edições de Copa do Brasil que disputou no século, o Cruz-maltino passou 18 delas de maneira invicta como mandante, incluindo a de 2011, quando faturou o seu único título até aqui. Outro ponto que pesa a favor dos cariocas nesta eliminatória diante do Laion é que os tricolores nunca venceram como visitantes diante do Vasco. Em 9 jogos, foram 6 derrotas e 3 empates do Fortaleza. Próximos jogos do Vasco: Fortaleza (C): 21/05, 21h30 (de Brasília) – Copa do Brasil.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo