Ufam, UFPR, UFRGS e UnB recebem prêmios e menções no Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design pelo 1º Prêmio P&D Design 2024, promovido pelo maior evento nacional de tecnologias em design de forma.
As universidades federais do Brasil têm um papel crucial na inovação do país, e uma das maneiras de demonstrar isso é por meio dos prêmios universitários que valorizam o desenvolvimento de teses e dissertações de qualidade. Recentemente, quatro universidades brasileiras foram reconhecidas por suas obras de pós-graduação em um prêmio nacional de design.
Este reconhecimento é um reflexo da força das universidades brasileiras em áreas como tecnologia e inovação, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável do país. O prêmio em questão, o 1º Prêmio P&D Design 2024, foi uma oportunidade para que as universidades federais se destacassem, demonstrando o potencial das teses e dissertações em diferentes áreas, como design. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 15º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, em Manaus (AM), e atraiu a atenção de profissionais e estudantes da área.
Universidades Federais em Destaque
Na esfera de excelência acadêmica, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) surpreendeu com o primeiro lugar na categoria de teses de doutorado por meio do trabalho ‘Conservação de Patrimônios: Uma Abordagem Inovadora’, conduzido por Arthur Medeiros, sob a orientação visionária de Fabio Pinto. Este feito destacou o compromisso da UFRGS com a excelência em pesquisas avançadas.
Em paralelo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu menção honrosa no mesmo campo, graças ao trabalho ‘Sistemas de Viabilização e Padronização da Antropometria Digital Estática’, conduzido por Isabella Sierra, sob orientação de Maria Okimoto e coorientação de Márcio Catapan. Este reconhecimento destaca a UFPR como um centro de excelência em desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Na modalidade de dissertações de mestrado acadêmico, a Universidade de Brasília (UnB) conquistou o primeiro lugar com o trabalho ‘O Design para a Promoção da Autonomia das Mulheres: Um Estudo sobre os Bordados Através da Crítica Feminista’, de autoria de Roberta de Ávila, sob orientação de Ana Maynardes. Este feito destaca a UnB como um líder em pesquisas que promovem a inclusão e a igualdade de gênero.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) ficou em segundo lugar nas dissertações de mestrado profissional com o trabalho ‘Design e Tecnologia como Intervenção e Suporte à Saúde Mental de Universitários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)’, de autoria de Juliana Louzada, sob orientação de Almir Pacheco. Este destaque sublinha a Ufam como um centro de excelência em desenvolvimento de soluções inovadoras para a saúde mental.
P&D Design: Um Congresso de Referência
O P&D Design é o mais importante congresso da área em todo o Brasil, congregando pesquisadores de diversas partes do país. Com caráter bianual e itinerância por diferentes regiões e universidades, o congresso visa estimular a produção científica e garantir a disseminação de trabalhos de alta qualidade acadêmica e profissional. A premiação, inaugurada em 2024, visa promover a excelência em pesquisas e a difusão de conhecimentos inovadores.
Os critérios de premiação buscam estimular a pesquisa em design de forma a promover práticas que reflitam sobre o papel do design na construção de conhecimentos e provoquem mudanças em direção a mundos mais desejáveis.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo