UFRJ representou o Brasil no Petrobowl Championship 2024, nos EUA, com o PetroTeam da Escola Politécnica, vinculada ao MEC, em Engenharia de Petróleo.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título de campeã do Petrobowl, um torneio de conhecimento que reúne estudantes de todo o mundo para discutir temas relacionados à indústria de petróleo e gás. A vitória foi um marco importante para a instituição, que se consolidou como uma das principais referências em educação no país.
O Petrobowl é uma competição que desafia os estudantes a demonstrar seu conhecimento em áreas como geologia, engenharia e economia, todas relacionadas à indústria de petróleo e gás. A UFRJ se destacou no campeonato, superando outras instituições de renome e conquistando o primeiro lugar no Petrobowl Championship 2024, que ocorreu em Nova Orleans, nos Estados Unidos, na segunda-feira, 23 de setembro. A vitória foi um resultado do esforço e dedicação dos estudantes e professores da instituição.
Conquista Internacional: PetroTeam da UFRJ Vence o Petrobowl
A PetroTeam, equipe de estudantes de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, conquistou o título do Petrobowl, competição mundial que reunia 32 equipes de universidades de todos os continentes. Na final emocionante, a equipe brasileira derrotou a Universidade da Indonésia por 40 a 20, garantindo o prêmio de US$ 5 mil.
O Petrobowl, organizado pela Society of Petroleum Engineers (SPE), é um torneio de conhecimento que desafia equipes de instituições de ensino superior a responder perguntas técnicas e não técnicas relacionadas à indústria de petróleo. A competição é realizada em ritmo acelerado e dinâmico, exigindo agilidade e conhecimento dos participantes.
A equipe brasileira, formada por Bruno de Almeida Leite (capitão), Gilles Garcia Dias, Matheus Bernadaro Dutra, Karina Policarpo dos Santos e Yan Nascimento Furtado, enfrentou instituições dos Estados Unidos e da Indonésia ao longo da competição. De acordo com o capitão da equipe, o time estava empenhado na preparação para o campeonato. ‘Treinamos, no mínimo, uma vez na semana, presencialmente, e aumentamos o ritmo quando estávamos perto da competição’, destacou Bruno Leite.
Preparação e Dedicação: Chaves para o Sucesso
A equipe brasileira simulou as partidas da competição, com diversas questões que alimentavam de forma periódica pensando na competição. Além disso, treinaram de forma individual, demonstrando a dedicação e o compromisso necessário para ser membro de um time vencedor. ‘Para ser membro de um time vencedor como o da UFRJ, é preciso muita dedicação e, talvez, o mais importante: vontade de ganhar’, enfatizou Bruno Leite.
O coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Escola Politécnica da UFRJ, Rafael Charin, parabenizou os alunos pela conquista: ‘Estamos todos muito orgulhosos dos nossos estudantes, que mantêm, ano após ano, uma dedicação incrível ao time. O título não é por acaso, tem muito trabalho e muito talento envolvidos’.
A vitória da PetroTeam no Petrobowl é um reflexo da excelência da UFRJ e da dedicação de seus estudantes. A instituição, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, continua a produzir talentos que se destacam em competições internacionais.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo