Equipe afirma que site foi restabelecido após troca de operadora de rede na América Latina, melhorando a infraestrutura da plataforma e soluções de VPN.
A equipe do X, antigo Twitter, anunciou através da conta oficial do microblog na plataforma que o site voltou a funcionar no Brasil após uma troca de operadora de rede na região. A mudança permitiu que o Twitter retomasse suas atividades normais no país.
De acordo com a companhia, quando o Twitter caiu no Brasil, a infraestrutura da plataforma na América Latina ficou inacessível para seu time. A equipe trabalhou arduamente para resolver o problema e, com a troca de operadora de rede, conseguiu restabelecer o acesso à plataforma. Agora, os usuários brasileiros podem voltar a utilizar o microblog sem interrupções.
Alterações na Infraestrutura do Twitter
Para garantir um serviço de alta qualidade para nossos usuários, realizamos uma mudança no nosso provedor de rede. Infelizmente, essa alteração resultou em uma restauração temporária e não intencional do acesso ao Twitter para os usuários brasileiros. Esperamos que a plataforma volte a ficar indisponível em breve, enquanto continuamos a trabalhar com o governo brasileiro para restabelecer o acesso para os usuários do país.
Conflito com o Supremo Tribunal Federal
Recentemente, Elon Musk, CEO do Twitter, se envolveu em uma disputa com Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, devido ao não cumprimento das leis do país pela empresa. Como resultado, o ministro determinou o bloqueio imediato do Twitter em todo o país no dia 31. Com essa decisão, apenas os brasileiros que moram no exterior e aqueles que utilizam soluções de VPN podiam acessar a plataforma.
Migração para o BlueSky
Diante desse cenário, um grande número de usuários do Twitter migrou para o BlueSky, uma plataforma de microblog fundada originalmente por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter. Na última semana, o BlueSky recebeu mais de 2 milhões de novos usuários, dos quais 90% são brasileiros. Essa mudança reflete a busca por alternativas de microblog e plataformas de rede social.
Consequências Financeiras
Além disso, o ministro Alexandre Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias do X e da Starlink, empresas relacionadas ao Twitter. Em seguida, foram transferidos R$ 18,5 milhões em dívidas para a conta da União. Essas medidas refletem a determinação do governo brasileiro em fazer cumprir as leis e regulamentações do país.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo