Na quarta, autoridade turca critica rede social por ‘censurar mensagens de condolências’ ao líder do Hamas. Bloqueio ocorreu por insultos a Ataturk.
A Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil, também chamada de ANATEL, optou por restringir o uso do Instagram no país, de acordo com relatos da agência de notícias Reuters. Diversos usuários têm reclamado no Instagram que não conseguem mais acessar a plataforma. A ANATEL divulgou em seu portal que o ‘instagram.com foi bloqueado por uma determinação em 02/08/2024’, sem fornecer mais informações.
Alguns especialistas em tecnologia acreditam que o bloqueio do Instagram pode gerar debates sobre a liberdade de expressão na internet. Além disso, a indisponibilidade da plataforma pode impactar diretamente a vida de milhões de usuários que utilizam o Instagram diariamente para se conectar com amigos e familiares.
Instagram: Plataforma em Foco na Acusação de Censura
Na quarta-feira, o diretor de comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun, levantou acusações de censura contra o Instagram. Ele alegou que a plataforma estava impedindo as pessoas de publicarem mensagens de condolências para o mártir Ismail Haniyeh, líder do Hamas morto em um ataque no Irã atribuído a Israel. Altun denunciou a situação como uma tentativa clara e evidente de censura. A BTK, no entanto, negou ter agido por motivos relacionados à morte de Haniyeh, afirmando que não bloquearam o acesso por essa razão. Um responsável da BTK, sob anonimato, informou ao site Medyascope que o bloqueio estava relacionado a ‘insultos contra Mustafa Kemal Ataturk’ e a ‘uma série de crimes’ envolvendo drogas, jogos e violência sexual contra menores.
Instagram: Desafios na Turquia e a Importância da Liberdade de Expressão
A plataforma foi solicitada a remover esses conteúdos e, caso o problema não fosse resolvido, a BTK afirmou ter o direito de bloquear o acesso. Com mais de 50 milhões de usuários no país, o Instagram enfrenta problemas recorrentes na Turquia. Em abril, a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, suspendeu sua rede social Threads no país, após uma decisão da autoridade nacional de concorrência que a proibiu de compartilhar dados com o Instagram. A situação destaca a importância da liberdade de expressão e da regulação das plataformas digitais em um cenário cada vez mais complexo.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo