TRE/AL lançou ferramenta para denúncias sobre desinformação eleitoral, visando verificar a veracidade dos fatos. Investigação será feita envolvendo órgãos externos.
O Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) divulgou, na última segunda-feira (01), um meio destinado a receber denúncias ligadas à propagação de desinformação durante o período eleitoral. Por meio do Whatsapp, os cidadãos de Alagoas podem enviar imagens, vídeos e textos encontrados em redes sociais para o número específico disponibilizado.
As fake news representam um desafio na disseminação de informação confiável e transparente durante os processos eleitorais. É importante que toda a sociedade se engaje no combate à desinformação, contribuindo para a promoção de um ambiente eleitoral mais justo e democrático. O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE/AL está atento e atuante no monitoramento de conteúdos enganosos que possam influenciar negativamente nas eleições.
Novo processo de enfrentamento à desinformação
Com a introdução da nova ferramenta, busca-se simplificar o processo de denúncias relacionadas à disseminação de fake news durante o processo de votação e na esfera da Justiça Eleitoral. O desembargador eleitoral Milton Ferreira Netto, coordenador do Núcleo de Desinformação do TRE, destacou a importância de os eleitores informarem ao órgão sempre que se depararem com informações falsas.
Ao receber as denúncias, o Núcleo tem a atribuição de investigar a veracidade dos fatos. Caso seja confirmada a veracidade das notícias falsas, o material é encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que decidirá se abrirá uma investigação para identificar os responsáveis pela divulgação do conteúdo enganoso.
Colaboração entre instituições no combate à desinformação
O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas é formado por membros da Justiça Eleitoral e de órgãos externos, como as Polícias Federal, Civil e Militar, a Procuradoria Regional Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Sindicato dos Jornalistas. Essa parceria é fundamental para garantir a eficácia das ações de combate às fake news.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo