AtlasIntel pesquisa top 5 clubes de futebol em 1.341 municípios do Brasil em 2023, com margem de erro e ranking das maiores equipes.
O Flamengo e o Corinthians seguem liderando – e com grande vantagem – no ranking das maiores torcidas do Brasil. São Paulo, Palmeiras e Vasco, respectivamente, completam o grupo dos cinco times com mais torcedores, sendo que o Palmeiras está reduzindo a diferença em relação aos são-paulinos. Esses dados foram revelados pela mais recente pesquisa da AtlasIntel em colaboração com o Estadão, evidenciando a força das torcidas desses clubes.
Além disso, a pesquisa também destacou o engajamento dos adeptos dos times, mostrando como os fãs contribuem para o crescimento das torcidas e o fortalecimento da identidade de cada clube. A paixão dos torcedores é fundamental para o futebol brasileiro, impulsionando a rivalidade saudável entre os times e enriquecendo a experiência dos amantes do esporte.
Ranking das maiores torcidas do Brasil em 2023
Os números do quinteto apresentam semelhanças com o levantamento anterior divulgado pelo ge em abril do ano passado. Houve variações nas torcidas de Flamengo (de 21,9% para 20,1%), São Paulo (9,9% para 7,6%) e Palmeiras (7,7% para 7%), enquanto Corinthians (14,2% para 14,5%) e Vasco (6,2% para 6,6%) registraram aumento. A pesquisa de 2023 apontou as cinco maiores torcidas do país.
Números do top 15 com três do Nordeste
Na pesquisa deste ano, foram coletadas 7.374 respostas online entre 1 e 5 de agosto, abrangendo 1.341 municípios em todo o Brasil. A margem de erro é de 1%. O estudo revelou pequena diferença percentual entre o 10º e o 13º colocados, com Botafogo e Internacional registrando 2,9%, e Bahia e Fluminense, 2,8%. Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG mantiveram suas posições anteriores.
Posição do Bahia e torcidas do Nordeste
O Bahia, que ocupava o 9º lugar na pesquisa anterior, agora está na 12ª posição, mantendo-se como a maior torcida do Nordeste. Além dele, Sport-PE (1,8%) e Fortaleza (1,7%) também figuram no top 15. O Ceará, rival do Sport, ficou em 16º lugar, com uma pequena variação negativa.
Metodologia da pesquisa Atlas
A pesquisa Atlas coleta dados organicamente durante a navegação na internet, utilizando o método RDR (Recrutamento Digital Randômico) para garantir amostras representativas da população alvo. Esse método evita vieses e a influência psicológica das respostas. A pesquisa abrangeu 1.341 municípios brasileiros, um aumento significativo em relação a estudos anteriores.
Perfil dos entrevistados e representatividade
Para assegurar a representatividade nacional, as amostras da Atlas são pós-estratificadas com base em variáveis como sexo, faixa etária, nível educacional, renda, região e comportamento eleitoral anterior. Esse processo garante que as amostras se aproximem da população alvo, permitindo uma análise precisa das preferências das torcidas em todo o país.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo