Nova missão comercial batizada Polaris Dawn levará quatro tripulantes ao ponto mais distante da Terra já alcançado desde o fim do programa Apollo, em 1972, em voo de cinco dias.
A SpaceX, liderada pelo magnata Elon Musk, está planejando um feito inédito em sua jornada pelo turismo espacial. O objetivo da empresa é conduzir a primeira caminhada espacial da história em uma missão comercial chamada Polaris Dawn. Para essa empreitada, a nave Crew Dragon será utilizada, em vez da Starship, que é a maior do mundo.
Essa iniciativa da SpaceX representa um marco significativo no avanço do turismo espacial, permitindo que os passageiros experimentem a sensação única de realizar um passeio espacial durante a viagem. A expectativa é de que a Polaris Dawn proporcione uma experiência incomparável aos turistas, combinando aventura e tecnologia de ponta.
Caminhada Espacial: Nova Etapa empreendida na Missão Polaris
A missão Polaris poderá atingir outro feito incrível: alcançar 1.400 km de altitude, marcando o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. A Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo, fica a 420 km da Terra. O plano ambicioso é levar quatro passageiros em um voo de cinco dias partindo do Kennedy Space Center, base da Nasa, na Flórida, Estados Unidos. O lançamento está previsto para as 2h38 (horário de Brasília) desta terça-feira (27), podendo ser adiado para o final da manhã ou para quarta-feira (28).
Passeio Espacial: Aventura a 700 km da Terra
No terceiro dia, dois passageiros da Polaris Dawn terão a oportunidade de realizar um emocionante passeio espacial, flutuando no espaço a 700 km da Terra. Esta será a primeira missão do programa Polaris, organizado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros deste voo. Outros dois voos dentro dessa iniciativa estão previstos pela SpaceX, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.
Caminhada Espacial: Desafios e Preparativos
Como será a caminhada espacial? Flutuar no espaço exigirá uma preparação minuciosa nas 45 horas anteriores, segundo a agência de notícias Reuters. Os tripulantes passarão por um processo de ‘pré-respiração’ para preencher a cabine apenas com oxigênio e evitar a presença de nitrogênio. Antes da saída, a Crew Dragon é despressurizada e exposta ao vácuo do espaço. Os trajes específicos, desenvolvidos pela SpaceX, prometem mobilidade e segurança aos astronautas durante a atividade extraveicular.
Polaris Dawn: Mais um Passo no Programa Espacial Comercial
Representantes da SpaceX e os passageiros da Polaris Dawn estão preparados para diversos cenários de contingência na missão, incluindo vazamentos de oxigênio ou falhas nos sistemas. Jared Isaacman, presidente-executivo do serviço de pagamentos Shift4, lidera a equipe como comandante, trazendo sua experiência da missão Inspiration4, também da SpaceX, em 2021. A caminhada espacial promete ser um marco nessa nova etapa do programa Polaris.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo