Sport vence Paysandu e tem 61,51% de chances de subir. Guarani, lanterna, perde e tem 78,60% de chances de jogar Série C em 2025, no Vila Belmiro.
No confronto entre o líder Novorizontino e o vice-líder Santos, as equipes se enfrentaram na Vila Belmiro e empataram em 1 a 1. Com esse resultado, o Novorizontino se consolidou como a equipe com mais chances de acesso à elite do Campeonato Brasileiro. Antes do duelo, o líder da Série B tinha 91,06% de chances de estar na primeira divisão em 2025, mas, com o empate, passou a ter 91,12%, um aumento de 0,06 pontos percentuais.
Essa mudança no cenário da Série B é um reflexo da competitividade da Segunda Divisão do futebol brasileiro. A Competição Nacional está cada vez mais acirrada, e o Novorizontino precisa manter o foco para garantir sua vaga na elite do futebol brasileiro em 2025. A pressão é grande, mas o time está preparado para o desafio. Com essa mentalidade, o Novorizontino pode se tornar um dos times mais fortes da Série B e garantir seu acesso à primeira divisão. O futuro é promissor para o Tigre de Novo Horizonte.
Projeções de Acesso na Série B
A rodada recente da Série B trouxe mudanças significativas nas projeções de acesso para alguns times. O Santos, por exemplo, teve uma redução nas suas chances de subir, mas ainda mantém uma alta possibilidade de acesso. Antes da partida, o Peixe tinha 93,9% de chances e caiu para 90,68%, uma queda de 3,22 pontos percentuais.
O Sport, por outro lado, está se firmando como um dos times que podem subir. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Paysandu no Curuzu, o Leão da Ilha pulou de 54,65% para 61,51% de chances de acesso, um aumento de 6,86 pontos percentuais.
Times que Estão se Fortalecendo na Série B
O Mirassol também teve um desempenho notável, vencendo o Goiás por 1 a 0 no Hailé Pinheiro e retornando ao G-4. Com isso, o time paulista passou o Vila Nova, que foi goleado pelo Ceará por 4 a 0. O Mirassol agora tem 49,26% de chances de acesso, um aumento de 13,62 pontos percentuais em relação ao anterior.
A metodologia utilizada para calcular as chances de cada equipe vencer os jogos restantes envolve 10 mil simulações para cada partida, resultando nos percentuais apresentados nos quadros abaixo. A parceria com o economista Bruno Imaizumi foi fundamental para desenvolver essa análise.
Risco de Rebaixamento na Série B
Na parte de baixo da tabela, o Guarani perdeu para o Operário-PR por 1 a 0 no Germano Krüger e continuou na lanterna da Série B. O Bugre, que tinha 72,76% de possibilidade de ficar na Série B, aumentou o seu risco de queda para 78,6%, com uma variação de mais 5,84 pontos percentuais.
O Brusque, que havia fechado a rodada anterior como o time que mais tinha chances de cair para a Série C 2025, venceu o Amazonas por 1 a 0 no Gigantão das Avenidas e mostrou que tem força para lutar contra a degola. Com isso, o clube catarinense passou de 87,4% para 62,75% de chances de cair, uma queda de 27,35 pontos percentuais.
Metodologia Utilizada
A metodologia empregada nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão em cada posição, foi empregado o método de Monte Carlo, que se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo