Atendimentos a mulheres negras e quilombolas no Piauí em ações de prevenção à violência doméstica, garantindo direitos pela Lei Maria da Penha no dia 25 de julho.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. A Secretaria Estadual das Mulheres do Piauí (Sempi) anunciou a programação do Ônibus Lilás, em julho, com serviços dedicados às mulheres negras e quilombolas no Piauí. Durante o ‘Julho das Pretas’, o Ônibus Lilás percorrerá diversas regiões, levando apoio e orientações para as mulheres da comunidade.
Neste mês especial, as rotas do Ônibus Lilás serão adaptadas para atender às necessidades específicas das mulheres negras. A iniciativa busca promover a igualdade de gênero e combater o racismo, oferecendo suporte e empoderamento para as mulheres negras em situação de vulnerabilidade. A Sempi destaca a importância de fortalecer a rede de apoio e garantir que todas as mulheres, especialmente as negras, tenham acesso a serviços essenciais e acolhimento adequado. mulheres negras
Ônibus Lilás: Ações Voltadas às Mulheres Negras em Julho
Desde o ano de 2013, no mês de julho, diversas iniciativas são promovidas por órgãos estaduais e pela sociedade civil, com foco na população negra, em referência ao dia 25 de julho, que marca o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela. A Secretária das Mulheres destaca as rotas do Ônibus Lilás, um projeto significativo que tem como objetivo principal atender e acolher as mulheres, em especial as mulheres negras.
O Ônibus Lilás deu início às suas atividades recentemente, no dia 2 de julho. A primeira parada foi no Quilombo Brejo Grande, localizado no município de Regeneração, onde foram realizadas ações de prevenção à violência doméstica em parceria com o projeto ‘Esperanças e Zabelês’, em colaboração com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Além disso, diversos serviços foram disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura.
No dia 6 de julho de 2024, as atividades do Ônibus Lilás serão concentradas em Teresina, a partir das 8h, no Barracão do Parque Vitória. Palestras sobre prevenção à violência doméstica, com destaque para os direitos assegurados pela Lei Maria da Penha, serão oferecidas às mulheres que participarem.
O Ônibus Lilás continuará sua jornada, passando pelo município de Piracuruca, de 12 a 14 de julho, e por Piripiri, de 18 a 21 de julho, durante o Pirifolia. Durante esses eventos, a equipe da Sempi estará realizando atendimentos psicossociais em parceria com os órgãos de proteção à mulher.
As ações se estenderão a outros municípios, com visitas programadas para Inhuma no dia 22 de julho, Ipiranga no dia 23, Picos no dia 24, São Raimundo Nonato no Festival Ópera da Serra no dia 25, e Dirceu Arcoverde no dia 26. Nos dias 30 e 31 de julho, o Ônibus Lilás estará em Oeiras, novamente com o Projeto Esperanças e Zabelês, atendendo nos Quilombos Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz, Canto e Fazenda Frade, integrando os serviços de proteção às mulheres, especialmente as mulheres negras.
Zenaide Lustosa, Secretária das Mulheres, ressalta a relevância do projeto ‘Esperanças e Zabelês’, uma iniciativa conjunta da SSP, Sasc e Sempi, que visa fortalecer a política de igualdade racial, combater a violência contra as mulheres e enfrentar o racismo estrutural e institucional. Essas ações são cruciais para combater o preconceito na sociedade e promover a igualdade de gênero e raça.
As atividades oferecem uma gama de serviços, incluindo informações sobre a Lei Maria da Penha, registro de Boletins de Ocorrência (B.O.) e emissão do novo RG, visando garantir os direitos e a proteção das mulheres. Fonte: Portal A10+
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo