Atriz compartilhou notícia falsa sobre ajuda governal a gaúchos afetados por enchentes. Recebeu selo de “informações falsas” em (“Lula”, “ajuda humanitária”, transporte, “doações”, checagem-agência).
Em síntese, Regina Duarte foi alertada pelo Instagram por disseminar um vídeo com falsas-notícias, afirmando que o governo de Lula havia recusado auxílio de Portugal para as inundações no Rio Grande do Sul. A propagação de falsas-notícias pode gerar confusão e desinformação, prejudicando a compreensão correta dos fatos.
A disseminação de informações-inexatas e desinformações é um problema sério nas redes sociais, pois contribui para a propagação de falsas notícias. É essencial verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, a fim de evitar a disseminação de falsas-notícias e garantir a transmissão de conteúdo confiável e preciso.
Falsas-notícias: A advertência de Regina Duarte por compartilhar informações inexatas
Regina Duarte, renomada atriz de 77 anos, foi notificada pelo Instagram por disseminar falsas-notícias acerca da atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. A ex-titular da pasta da Cultura do governo de Jair Bolsonaro veiculou um vídeo falso alegando que o presidente Lula teria declinado da ajuda de Portugal para os gaúchos afetados pelas enchentes.
No vídeo compartilhado pela atriz, surge o político de extrema-direita português André Carlo Amaral Ventura, proferindo inverdades ao afirmar que o governo brasileiro ‘não deseja que Portugal envie’ doações para o Rio Grande do Sul. Ao clicar na publicação, os usuários são alertados pela plataforma sobre a falsidade do conteúdo e são redirecionados para um artigo de uma agência de checagem que desmistifica por que o vídeo é uma notícia falsa.
Ao propagar o vídeo com informações falsas na última segunda-feira, 13, Regina Duarte expressou perplexidade quanto às razões pelas quais o governo brasileiro estaria recusando ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Previamente, o Palácio do Planalto já havia divulgado que estava coordenando o transporte de 200 toneladas de doações provenientes de Portugal.
‘Muita desinformação tem sido disseminada com mentiras sobre o esforço do governo brasileiro para auxiliar a população gaúcha. Ao contrário do que esses conteúdos falsos alegam, não houve rejeição por parte do governo federal de doações oriundas de Portugal para o RS’, esclareceu o comunicado oficial.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo