Brasil tem o maior número de atletas medalhados em esportes coletivos, com alto rendimento, de vários estados e clubes. Veja ranking.
Qual o estado brasileiro que mais se destacou no ranking olímpico nacional? Ao pensar nisso, é natural considerar São Paulo – não só pela infraestrutura, mas também por abrigar a maioria dos clubes e competições de alto nível. No entanto, montar um quadro olímpico por estados é uma tarefa desafiadora. Isso implica em levar em conta todos os medalhistas, incluindo os esportes coletivos.
Explorar o histórico de medalhas olímpicas do Brasil revela um panorama diversificado. Além de São Paulo, outros estados também contribuíram significativamente para a lista de medalhas. Esse levantamento histórico mostra a riqueza do cenário esportivo nacional, com diferentes regiões do país deixando sua marca no quadro de medalhas olímpicas.
Ranking de Estados: São Paulo lidera o quadro de medalhistas olímpicos
Só para se ter uma ideia: o Brasil conquistou 20 medalhas em Paris, mas teve 67 medalhistas. Aí uma outra ressalva: há atletas que conquistaram mais de uma medalha, como Rebeca Andrade (4) e Bia Souza (2). O Brasil chegou a 170 pódios na história olímpica após a participação em Paris. O que representa 609 atletas medalhados. O ge fez o raio-x de todos eles e chegou ao ranking de estados (confira abaixo).
São Paulo lidera o quadro de medalhistas olímpicos por estado, com 232 atletas no pódio. Por outro lado, os Jogos de Paris valeram a primeira medalha para Mato Grosso – com Aninha, prata com o futebol. Além de São Paulo, o top-10 é ocupado ainda por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba. Curiosamente, 15 medalhistas são atletas nascidos no exterior – o mais conhecido deles, Rodrigo Pessoa, que nasceu em Paris e é dono de três medalhas olímpicas (um ouro e dois bronzes).
Ranking de Estados: São Paulo com mais de 231 medalhas conquistadas
Com 231 medalhas conquistadas, São Paulo tem mais que o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. A lista de atletas medalhados começa com a recordista Rebeca Andrade, nascida em Guarulhos e dona de seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro conquistadas de Tóquio-2020 e Paris-2024. O velejador Robert Scheidt tem cinco medalhas, também com dois ouros conquistados em Atlanta-1996 e Atenas-2004. Outros bicampeões olímpicos nascidos em São Paulo são Adhemar Ferreira da Silva, campeão no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956; e o levantador Maurício Lima, de Campinas, ouro em Barcelona-1992 e Atenas-2004.
Ranking de Estados: Rio de Janeiro com históricas conquistas olímpicas
A lista de medalhistas fluminenses também é grande. A começar pelas bicampeãs olímpicas do vôlei feminino, Fabi Alvim e Thaísa, ouro em Pequim-2008 e em Londres-2012. Os velejadores Marcelo Ferreira e Martine Grael, ambos nascidos em Niterói, também possuem duas conquistas olímpicas – Marcelo, em Atlanta-1996 e Atenas-2004; e Martine, no Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020. A histórica primeira medalha no vôlei de praia veio de uma dupla 100% carioca, formada por Jackie Silva e Sandra Pires, em Atlanta-1996. A geração do vôlei tem como ícones Bruninho (ouro na Rio-2016 e prata em Pequim-2008 e Londres-2012), Nalbert (ouro em Atenas-2004), Tande (ouro em Barcelona-1992). Entre os medalhistas de prata, destaque para duas gerações do futebol, com Romário (Seul-1988), Marcelo e Thiago Silva (Londres-2012). Assim como o trio, Bernardinho Resende, supercampeão como técnico, foi prata como.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo