Estudo revela segredo para envelhecer bem aos 70 anos: adotar nova alimentação saudável na meia-idade.
O segredo para manter uma vida saudável pode estar na sua alimentação durante a meia-idade. É fundamental priorizar alimentação rica em nutrientes e evitar excessos que possam prejudicar a saúde.
Além disso, é importante lembrar que uma dieta equilibrada contribui significativamente para o bem-estar físico e mental. Cuide da sua alimentação e tenha mais qualidade de vida.
Alimentação: O Segredo Para Envelhecer com Saúde
De acordo com uma nova pesquisa conduzida por especialistas da renomada Escola Pública Harvard TH Chan, seguir uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras insaturadas pode ser a chave para envelhecer de forma saudável. Apresentado recentemente na Nutrition 2024, um evento anual da Sociedade Americana de Nutrição em Chicago, nos Estados Unidos, o estudo definiu o ‘envelhecimento saudável’ como viver até, pelo menos, 70 anos, sem doenças crônicas e com boa função cognitiva, mental e física.
Os pesquisadores basearam sua análise em dados de dois grandes estudos – o Health Professionals Follow-Up Study e o Nurses’ Health Study – que acompanharam mais de 106 mil homens e mulheres. Os participantes, com idade mínima de 39 anos e sem doenças crônicas prévias, tiveram seus hábitos alimentares registrados entre 1986 e 2010.
A pesquisa avaliou a adesão dos participantes a oito padrões alimentares considerados saudáveis, incluindo a dieta DASH, a dieta da saúde planetária e um índice alternativo de alimentos saudáveis alinhado com as diretrizes dos EUA. Todas as dietas enfatizavam o consumo elevado de frutas, vegetais, grãos integrais, gorduras insaturadas, castanhas, legumes e laticínios com baixo teor de gordura.
Até 2016, quase metade dos participantes havia falecido, e apenas 9,2% envelheceram de forma saudável, conforme os critérios estabelecidos pelos pesquisadores. Aqueles que seguiram uma alimentação mais saudável tiveram entre 43% e 84% mais chances de envelhecer bem.
A associação entre alimentação e envelhecimento saudável foi mais evidente entre os que aderiram a uma dieta alinhada com as diretrizes americanas, apresentando 84% mais chances de um envelhecimento saudável em comparação com os que não seguiram esse padrão. Os índices de envelhecimento saudável para cada tipo de dieta avaliada foram os seguintes:
– Dieta de hiperinsulinemia: 78%
– Dieta da saúde planetária: 68%
– Dieta mediterrânea: 67%
– Dieta DASH: 66%
– Dieta MIND: 59%
– Padrão inflamatório alimentar empírico: 58%
– Dieta saudável à base de vegetais: 43%
Os participantes com maiores consumos de gorduras trans, sódio e carne, especialmente carnes vermelhas e processadas, apresentaram menores chances de envelhecer de forma saudável. Essa relação negativa se manteve mesmo após os pesquisadores controlarem outros fatores de risco, como histórico de saúde, índice de massa corporal e nível de atividade física.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo