Brasileiro, 31, lutador, luta principal, peso meio-médio, profissional, enfrenta Neil Magny em Las Vegas.
Às vésperas de mais uma noite de luta no octógono do UFC APEX, em Las Vegas-EUA, o Brasil vê um de seus lutadores mais convidados para subir ao palco, ao lado de outros 10 combatentes. Carlos Prates, o lutador de 31 anos, tem um desafio à sua frente e, segundo o presidente do UFC, Dana White, ele é comparado ao lendário Anderson Silva, quando se trata de habilidades no octógono. Neste sábado, 9, ele encara o norte-americano Neil Magny na luta principal do UFC Vegas 100, com transmissão prevista para as 21h (de Brasília).
Com um passado marcado pela necessidade de se adaptar, o lutador, que tem como número de lutas no UFC 7 vitórias e 4 derrotas, pretende mostrar ao mundo o seu verdadeiro potencial no confronto. Fãs do esporte se mostram otimistas quanto ao que Carlos Prates pode fazer em sua luta, e o presidente do UFC também está animado com a atuação do Brasil nessa noite de luta. Com Anderson Silva como comparação, Prates busca expandir seu feito no octógono.
UFC: O Novo Suporte da Categorias Médio-Médio
Carlos Alberto Prates, de 31 anos, é um lutador de origem brasileira que busca estabelecer seu nome no peso meio-médio do UFC. Ele competiu na sétima temporada do Dana White’s Contender Series em 2023, onde derrotou Mitch Ramirez por nocaute técnico no segundo round. Este desempenho chamou a atenção de Dana White, que o contratou para a organização.
Prates já apresentou três vitórias dentro do octógono, sendo a primeira como luta principal. Ele tem uma cartel de 20 vitórias e 6 derrotas em sua carreira. Seu estilo de luta se baseia no muay thai e kickboxing, com uma boa precisão nos golpes e um jogo de pé eficaz.
Anderson Silva, um dos principais nomes da história do UFC, é frequentemente comparado a Prates devido ao seu estilo de luta. Dana White, presidente do UFC, fez uma comparação de peso entre os dois lutadores.
‘Ele pode lutar com qualquer um. Do jeito que ele lutou hoje a noite me lembra Anderson Silva das antigas’, jovem e no auge, disse White.
Dana White também destacou o potencial de Prates para desafiar lutadores do Top 10 da categoria. Se Prates vencer Neil Magny, ele pode ter a chance de entrar no ranking e desafiar os principais nomes da categoria.
Carlos Prates tem uma estatura de 1,73m e uma altura de 59kg. Ele treina em Taubaté e na capital paulista. Já são 12 anos de carreira no MMA, mas ele apenas tem um ano no UFC.
‘Ele tem um bom jogo de pé e uma boa precisão nos golpes. Ele pode lutar com qualquer um’, disse Dana White.
Anderson Silva é conhecido por seu estilo de luta suave e calmo, mas também violento e com combinações incríveis. Prates tem uma boa capacidade de controlar a distância e tem um bom jogo de pé.
‘Ele tem uma boa defesa de golpes e uma boa capacidade de finalizar os oponentes no chão’, disse Dana White.
Carlos Prates tem os seguintes números de acordo com o UFC: precisão de golpes significativos de 57%, tempo médio de luta de 7:17 minutos, defesa de golpes significativos de 49%, defesa de quedas significativas de 80%, golpes significativos conectados por minuto de 4.71, golpes significativos absorvidos por minuto de 5.02 e golpes significativos por área de cabeça de 51%, corpo de 23% e pernas de 26%.
Dana White justificou a contratação de Prates para o UFC como uma forma de investir no futuro da organização.
‘Ele é um lutador com potencial para desafiar os principais nomes da categoria’, disse Dana White.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo