Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica reconhece avanços em genômica, diagnóstico, prevenção, tratamento, saúde digital e coletiva, incluindo Telemedicina, Inteligência Artificial e tratamento do Câncer Infantojuvenil.
A Inovação Médica é o motor que impulsiona o progresso em saúde no Brasil. Com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas que estão revolucionando a forma como cuidamos da saúde dos brasileiros, o Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica é uma plataforma que celebra a excelência em saúde. A busca por soluções inovadoras é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os Avanços Médicos e o Desenvolvimento Científico são fundamentais para o sucesso desse prêmio, que visa destacar projetos e iniciativas que estão transformando a forma como abordamos a saúde no país. Com a Inovação Médica, podemos melhorar a eficiência e a assertividade dos cuidados de saúde. Ao reconhecer e premiar essas iniciativas, o Prêmio VEJA SAÚDE & Oncoclínicas de Inovação Médica inspira outros profissionais e instituições a seguir o mesmo caminho, contribuindo para um futuro mais saudável e próspero para todos os brasileiros.
Inovação Médica: Avanços em Saúde
Na edição de 2024, o câncer, as doenças infecciosas e o autismo foram os principais focos dos oito projetos vencedores, cada um em sua categoria. Esses projetos foram escolhidos por um júri técnico composto por 40 especialistas renomados da medicina e ciência brasileira, que avaliou os trabalhos submetidos de todas as regiões do país. Os vencedores foram anunciados em uma cerimônia especial durante o Congresso Internacional Oncoclínicas e Dana-Farber na noite de 26 de setembro em Brasília.
Desenvolvimento Científico: Inovação em Ação
Os vencedores da edição 2024 foram reconhecidos por suas contribuições significativas para a Inovação Médica. A categoria de Telemedicina e Plataformas Digitais premiou o TeleOncoped, uma ferramenta que emprega a Telemedicina para agilizar e simplificar o atendimento de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. Esse programa permite que profissionais na linha de frente tenham acesso direto a especialistas, que ajudam a tirar dúvidas, solicitar exames e encaminhar os pacientes a centros de referência.
Além disso, a plataforma oferece um espaço de capacitação à distância para treinar as equipes de saúde a reconhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O TeleOncoped foi desenvolvido pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI) e é liderado por Algemir Lunardi Brunetto, Virgínia Tafas da Nóbrega, Amanda da Fontoura San Martin e Valéria Gerbatin Braz Foletto.
Progresso em Saúde: Inteligência Artificial em Ação
Na categoria de IA na Transformação Digital em Saúde, o júri destacou um modelo capaz de identificar tumores de mama HER2, proteína associada à capacidade de proliferação da doença. A utilização de algoritmos acelera o processo e representa uma oportunidade de realizar testes em larga escala e aumentar a precisão dos diagnósticos. Esse modelo foi desenvolvido pelo A.C.Camargo Cancer Center e é liderado por Renan Valieris, Luan Martins, Alexandre Defelicibus, Adriana P. Bueno, Cynthia APT Osório, Dirce M Carraro, Emmanuel Dias-Neto, Rafael Rosales e José Márcio B de Figueiredo e Israel Tojal da Silva.
A Inovação Médica é fundamental para melhorar a qualidade e acessibilidade do atendimento médico. A utilização de tecnologias como a telemedicina e a inteligência artificial pode reduzir custos e aumentar a precisão dos diagnósticos, especialmente em ambientes com poucos recursos. Além disso, a capacitação de profissionais de saúde e a conscientização sobre doenças como o autismo são essenciais para melhorar a saúde pública.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo