Ministra Saúde destaca inovação tecnológica na saúde durante encerramento da Caravana Federativa em Teresina, enfatizando federalização e expansão da Rede Nacional.
‘A Saúde Digital tem um papel fundamental na transformação digital do Piauí, um Estado que se destacou nos avanços em serviços de telemedicina e telessaúde, desempenhando um papel crucial no SUS Digital.
Além disso, a Saúde no ambiente Digital tem impactado positivamente a vida dos cidadãos, proporcionando acesso a serviços de qualidade de forma remota e eficiente, contribuindo para a melhoria contínua do sistema de saúde como um todo.’
Saúde Digital, SUS Digital: Expansão da Saúde Digital no Piauí
Foi dessa maneira que a Ministra da Saúde Nísia Trindade caracterizou o avanço da saúde digital no Piauí, durante a visita do presidente Lula, na conclusão da 10ª edição da Caravana Federativa do Governo Federal em Teresina. O Estado está entre os pioneiros no processo de transição para a federalização da Rede Nacional em Dados (RNDS). A cooperação entre o Ministério da Saúde e o governo estadual para ampliação da saúde digital e telessaúde teve início em Piripiri, representado, na Caravana, pelo secretário de Saúde, Guilherme Lopes. Ao visitar o estande do ministério no evento, ele recebeu informações sobre a gestão e financiamento da saúde digital.
Importância da Saúde Digital e do SUS Digital
Através da caravana, foi possível esclarecer as dúvidas de gestores como os de Piripiri. Equipes municipais foram mobilizadas para participar e discutir melhorias para a população, o que seria inviável se todos tivessem que se deslocar até Brasília, destaca Olívia Sabas, coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi). Assim como Piripiri, outros municípios foram recebidos pelo Ministério da Saúde no Centro de Convenções de Teresina.
Durante o evento, foram realizados 230 atendimentos por todas as secretarias da pasta, que esclareceram dúvidas também sobre saúde mental, financiamentos, repasses de recursos financeiros e programas e estratégias de atenção primária à saúde no Piauí, que recebeu R$ 15,4 milhões de investimento em 2024.
Processo de Transição e Expansão da Saúde Digital
Outro tema relevante na caravana foi o Novo Programa de Aceleração (PAC) Eixo Saúde, que já definiu 60 obras no estado, totalizando R$ 363 milhões em investimentos. Entre as obras estão Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), policlínicas e maternidades. Através da caravana, os processos burocráticos relacionados às obras do PAC foram destravados, permitindo avançar nas etapas de planejamento e execução.
Foi o caso de Delmilda Rego, assessora do município de União (PI), que agradeceu a interação direta com as diversas secretarias do Ministério da Saúde em um único local. ‘Na caravana, pude compreender de perto os processos e obras em andamento. Com o apoio do Ministério, identifiquei onde os processos estão emperrados para dar continuidade e finalizar’. O evento também promoveu a troca de experiências e boas práticas entre os entes federativos, como ocorreu com a delegação do município de Buriti dos Montes (PI).
O prefeito Olavo Júnior levou toda sua equipe técnica e assessoria para a caravana. ‘Trouxe meu corpo técnico e assessores para interagir com as equipes técnicas das secretarias. É uma troca entre profissionais qualificados. Isso representa um avanço no diálogo interfederativo e beneficia diretamente a população’, ressalta Olavo.
Caravana Federativa: Fortalecendo a Saúde Digital
A Caravana Federativa é uma iniciativa itinerante que percorre diversos estados brasileiros, com o propósito de estreitar a relação entre órgãos federais e gestores municipais. Os participantes têm a oportunidade de participar de debates e compartilhar experiências, contribuindo para o aprimoramento do sistema de saúde digital e do SUS digital.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo