A Climate X identificou 50 locais com risco elevado devido a mudanças-climáticas, tendo em vista efeitos-climáticos, risco-de-seca, inundações-superficiais e impacto no sistema-subak.
Dois dos _Patrimônios-da-Humanidade_ da UNESCO têm preocupações centrais com a gestão da água, como a Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, na Indonésia, e o _Patrimônio_ Mundial de Cambodja – Beng de Tonle, em Cambodja. A água é essencial para o sistema Subak, que permite que os agricultores de Bali cultivassem arroz em regiões com água limitada.
Algumas das consequências das mudanças climáticas incluem recorde de calor, grandes inundações e desaparecimento de estações definidas. Além disso, alguns paraísos como os _Patrimônios-da-Humanidade_ Mundiais podem até desaparecer por causa da ação humana, como foi o caso do _Patrimônio_ Mundial “Machu Picchu” no Peru, que foi ameaçado pelo aquecimento global. O _Patrimônio_ Mundial “Machu Picchu” é um dos maiores tesouros culturais da humanidade e está localizado no Peru. A UNESCO designou este _Patrimônios-da-Humanidade_ em 1983, reconhecendo a sua importância cultural e histórica.
Conservando o Patrimônio Mundial em Face das Mudanças Climáticas
O levantamento da empresa Climate X, divulgado pela revista Ethos, aponta pelo menos 50 locais Patrimônios da Humanidade que estão em risco até 2050, caso medidas não sejam tomadas para mitigar o rápido avanço de emissões de gases de efeito estufa. Esses locais estão particularmente vulneráveis a efeitos climáticos, como inundações, tempestades, deslizamentos de terra e outros fenômenos naturais, que podem comprometer sua integridade e até mesmo sua existência.
Patrimônios Mundiais em Risco no Mundo
A lista dos 10 locais mais ameaçados inclui:
1. A Paisagem Cultural da Província de Bali: o Sistema Subak, Indonésia: Este Patrimônio da Humanidade é o mais ameaçado do mundo, de acordo com a lista da Climate X. O Sistema Subak é um sistema de irrigação desenvolvido há mais de mil anos ao redor de alguns templos da região e é uma importante fonte de água para os campos alagados da ilha de Bali. No entanto, até 2050, o local sofrerá com inundações superficiais e risco de seca devido ao calor extremo.
2. Parque Nacional Kakadu, Austrália: Localizado ao norte da Austrália, o Parque Nacional Kakadu tem mais de 19 mil km² de território e abriga várias paisagens naturais, como florestas, montanhas, cachoeiras e lagos. Segundo o levantamento, o local corre risco de inundações e incêndios florestais.
3. Quanzhou: Emporium do Mundo em Song-Yuan, China: Quanzhou é um dos empórios marítimos mais antigos do mundo e abrange edifícios religiosos centenários, tumbas islâmicas e uma ampla gama de vestígios arqueológicos. No entanto, toda essa riqueza poderá sofrer com risco de secas nos próximos anos.
4. Forjas de Engelsberg, Suécia: As forjas de Engelsberg, datadas de 1681, são um siderúrgica em Ängelsberg, uma vila no município de Fagersta, no condado de Västmanland, Suécia. Com as mudanças climáticas, o local tem riscos de inundações superficiais e fluviais.
5. Reserva Florestal de Sinharaja, Sri Lanka: Considerada uma das maiores e a última área de floresta tropical primária, a Sinharaja está localizada a sudeste do Sri Lanka. A reserva abriga muita diversidade de fauna e flora, com mais de 60% das árvores sendo endêmicas e muitas delas consideradas raras.Além da vida selvagem, com espécies como o tigre-das-neves e o macaco-aranha, a Sinharaja é uma das últimas áreas remanescentes de floresta tropical primária no Sri Lanka e está em risco de degradação devido às mudanças climáticas.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo