Projeto entregue pela Domy, uma das maiores parceiras de observabilidade de software, com entrega contínua de microsserviços e pontos de contato com o cliente.
Alexandre Arnold, CIO da Panvel. Foto: LinkedIn. Tamanho da fonte: -A+A A Panvel, uma das maiores redes de farmácias do Sul do país, implementou o sistema de monitoramento da Datadog, plataforma dos Estados Unidos, para acompanhar suas aplicações em nuvem, em uma iniciativa conduzida pela Domy, empresa parceira de Porto Alegre.
Com a crescente importância do monitoramento para o sucesso de operações em nuvem, a Panvel demonstra seu compromisso com a eficiência ao investir em tecnologias de controle e supervisão. A parceria com a Datadog e a Domy reflete a busca contínua da empresa por inovação e excelência em seus processos.
Implementando uma Cultura de Observabilidade
Segundo a varejista, a intenção inicial era estabelecer um ambiente propício para o monitoramento, acompanhamento e supervisão das operações, indo além da simples implantação de uma plataforma. A meta era garantir que todos os times tivessem acesso completo às informações e métricas de suas respectivas aplicações, permitindo uma atuação proativa na evolução constante desses sistemas, como destaca Alexandre Arnold, CIO da Panvel.
Além disso, a empresa buscava correlacionar as diferentes informações coletadas em seu ambiente para automatizar os fluxos de rollback e rollout de novas versões, aumentando a confiança em seus processos de entrega contínua de software. A escolha pela Datadog foi baseada na capacidade da ferramenta de atender a uma ampla variedade de necessidades críticas.
‘Avaliamos várias disciplinas da TI, incluindo o monitoramento de aplicações, a facilidade de implementação de novas integrações, o suporte a diferentes modelos de integração de sistemas, modelos de segurança, monitoramento da experiência do usuário, entre outras funcionalidades’, relata Arnold.
Atualmente, a Panvel utiliza a solução da Datadog para supervisionar todos os seus microsserviços, juntamente com suas respectivas bases de dados. Além disso, realiza o controle da experiência do usuário em seus canais digitais para implementar melhorias com base no comportamento dos usuários.
A empresa também ampliou o monitoramento para o ponto de venda (PDV), instrumentando os componentes de mais de 600 lojas. Esses dados são correlacionados com diversos fatores, como a qualidade da rede e a perda de pacotes, a fim de garantir uma operação eficiente e minimizar interrupções.
‘Essa visibilidade abrangente nos permite não apenas reagir prontamente a quaisquer problemas, mas também antecipar e evitar possíveis falhas, garantindo uma operação contínua e eficiente em todos os nossos pontos de contato com o cliente’, destaca Arnold. Quando o sistema da Datadog identifica uma anomalia em algum componente, essas informações são imediatamente direcionadas ao time responsável.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo