Relatório da ONU: Grandes economias recuperam-se melhor do que temido em início de ano. Brasil: pré-visões de crescimento positivas em 2024 e 2025. Cenários de recessão severa removidos. (148 caracteres)
A Organização das Nações Unidas (ONU) destacou em seu mais recente relatório ‘Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais’ um cenário promissor de crescimento econômico tanto a nível global quanto para o Brasil. Segundo as projeções divulgadas nesta quinta-feira, 16 de maio, a ONU revisou para cima suas previsões, indicando um aumento na estimativa de crescimento econômico mundial para 2,7% até 2024.
Essa perspectiva otimista reflete não apenas um panorama favorável de crescimento econômico, mas também sinaliza possibilidades concretas de expansão econômica e desenvolvimento econômico para diversos setores. Com um aumento nas projeções globais, o Brasil se encontra em uma posição estratégica para aproveitar esse momento de crescimento e promover políticas que impulsionem ainda mais a sua economia.
Revisão Positiva das Projeções de Crescimento Econômico Global e Brasileiro
O mais recente relatório de Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU) trouxe uma revisão positiva nas projeções de crescimento econômico, destacando uma tendência de recuperação mais robusta das grandes economias. Isso afasta os cenários de recessão severa que preocupavam os analistas no início do ano.
Em relação às previsões para o Brasil, houve um aumento significativo, passando de 1,6% para 2,1%. Para 2025, a ONU ajustou para cima suas projeções, com expectativas de crescimento de 2,4%, um aumento de 0,1 ponto percentual em relação aos dados anteriores.
Para os Estados Unidos, o relatório projeta um crescimento de 2,3% em 2024, uma revisão significativa de 0,9 ponto percentual em relação à previsão anterior. Já a União Europeia teve sua expectativa de crescimento reduzida para 1%, uma queda de 0,2 ponto percentual.
As projeções para o Japão permanecem estáveis, com um crescimento estimado em 1,2% para o ano. Em 2025, a ONU mantém suas projeções para os Estados Unidos (1,7%) e Japão (1,1%), enquanto a zona do euro deve crescer 1,6%, conforme esperado no relatório anterior.
Na América Latina e Caribe, as projeções de crescimento foram ajustadas para 1,7% em 2024 e 2,4% em 2025, refletindo revisões de 0,2 e 0,1 ponto percentual, respectivamente.
No Reino Unido e Irlanda do Norte, a ONU espera um crescimento de 0,8% para 2024, um aumento de 0,4 ponto percentual em relação à projeção anterior, e de 1,5% para 2025, uma revisão para cima de 0,5 ponto.
As previsões para México e América Central permanecem inalteradas, com crescimento esperado de 2,6% em 2024 e 2,3% em 2025. Este cenário de expansão econômica aponta para um futuro promissor em termos de crescimento econômico global.
Fonte: @ JC Concursos
Comentários sobre este artigo