Especialista revela ingrediente e riscos para doença crônica em plano alimentar: bebida, geladinho, quantidade, calorias, açúcar.
Você decidiu seguir uma alimentação mais saudável e escolheu um refrigerante zero para acompanhar o almoço. Geralmente, ao optarmos por essa bebida, estamos buscando reduzir a ingestão de calorias e açúcar, mantendo o sabor refrescante do refrigerante.
Além disso, a versão sem açúcar ou bebida dietética pode ser uma ótima alternativa para quem deseja manter o equilíbrio na dieta. Aproveite seu refrigerante zero e sinta-se satisfeito sem se preocupar com as calorias extras.
Refrigerante Zero: O Que Você Precisa Saber Sobre Essa Bebida Dietética
Embora seja uma opção recomendada por muitos nutricionistas, esse refrigerante zero pode conter outro ingrediente que representa um grande problema para a saúde de alguns pacientes, especialmente os hipertensos. O MinhaVida entrevistou a nutricionista Eliane Rosa, que esclareceu qual é esse componente. Saiba qual é o ingrediente presente nos refrigerantes zero que muitos desconhecem. Se o açúcar faz mal para pessoas com diabetes, há um ingrediente específico no refrigerante zero que pode ser um grande problema para algumas pessoas, principalmente para pacientes hipertensos: o sódio. Segundo a nutricionista, a quantidade de sódio pode variar dependendo das marcas e das formulações específicas dos refrigerantes, e ressalta que essa quantidade tende a ser relativamente baixa. Por exemplo, muitos refrigerantes dietéticos ou zero açúcar têm entre 30 a 50 mg de sódio por porção (geralmente 350 ml), detalhou Eliane. Além do refrigerante, a especialista conta que alguns sucos industrializados também podem ter adição de sódio para realçar o sabor. Por isso, é importante ler os rótulos nutricionais para obter informações sobre o conteúdo de sódio de cada produto. Pessoas com pressão alta podem tomar refrigerante zero normalmente? Embora seja uma bebida com pouca quantidade de calorias e açúcar, pessoas com pressão alta (hipertensão) devem ter cuidado ao consumir refrigerantes, mesmo as versões zero açúcar. Além do sódio, muitos contêm adoçantes artificiais que podem impactar de maneira negativa a saúde cardiovascular do paciente hipertenso. ‘É sempre recomendável que pessoas com hipertensão consultem um nutricionista antes de fazer alterações significativas na dieta, para que esse profissional possa fornecer orientações personalizadas com base na condição de saúde individual e nas necessidades nutricionais. Em geral, deve-se priorizar a ingestão de água em primeiro lugar, e depois outras bebidas mais saudáveis, como chás ou sucos naturais sem adição de açúcar ou sódio’, recomendou a nutricionista.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo