A Competição Internacional de Futebol da América Latina será disputada nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho, com a final da taça ocorrendo no sistema Solar.
A Fifa anunciou o troféu do Mundial de Clubes de 2025, que é uma inovação para a edição estendida do torneio, prevista para acontecer de quatro em quatro anos e contar com 32 participantes. A entidade foi além e não apenas divulgou o troféu, mas também adiantou os representantes brasileiros para a disputa: Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.
Paralelo a essa novidade, a realização do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 será de suma importância para o mundo do futebol, pois além de oferecer uma oportunidade para os clubes brasileiros competirem em nível mundial, a competição também servirá como um Torneio do Mundo. As disputas ocorrerão no mesmo período em que a Copa do Mundo de Seleções de 2026, com os tricampeões mundiais da competição de seleções sendo os anfitriões da competição de clubes. A competição se tornará um Mundial ainda mais emocionante, ao reunir equipes de diferentes partes do mundo na Copa do Mundo.
Mundial de Clubes 2025: um troféu verdadeiramente global
Gianni Infantino, presidente da Fifa, descreveu o novo troféu do Mundial de Clubes como inovador, inclusivo e global. Com 32 seleções participantes, o troféu merece um design que refletir a história do futebol, a geografia do mundo e a posição do sistema solar no dia da partida de abertura da competição. O design é resultado de uma colaboração com a Tiffany & Co. e apresenta ícones e imagens que retratam a evolução do futebol, um mapa do mundo e os nomes de todos os 211 países membros da Fifa.
Mundial de Clubes 2025: sorteio dos grupos
Os 32 times do Mundial de 2025 serão divididos em oito grupos de quatro equipes. O sorteio será realizado por um sistema de divisão de potes, levando em consideração fatores esportivos e geográficos. O confronto direto será o primeiro critério de desempate na fase de grupos, seguido por saldo de gols e quantidade de gols marcados. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para o mata-mata da competição, que começará nas oitavas de final.
Mundial de Clubes 2025: estádios e sedes
A edição inaugural do Mundial de Clubes será disputada em 11 cidades nos Estados Unidos, incluindo Orlando, que terá dois estádios no torneio. Nove sedes ficarão na Costa Leste, e apenas duas estão na Costa Oeste (Los Angeles e Seattle). O MetLife Stadium, na região de Nova York, foi escolhido para receber a final do torneio, no dia 13 de julho de 2025. A competição terá 32 times e será disputada a cada quatro anos.
Mundial de Clubes 2025: seleções participantes
A Fifa confirmou os 31 times participantes do Mundial de Clubes de 2025, incluindo Boca Juniors (Argentina), River Plate (Argentina), Fluminense (Brasil), Flamengo (Brasil), Palmeiras (Brasil), Auckland City (Nova Zelândia), Pachuca (México), Club León (México), Inter Miami (EUA), Seattle Sounders (EUA), Monterrey (México), RB Salzburg (Áustria), Atlético de Madrid (Espanha), Juventus (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha), Benfica (Portugal), Porto (Portugal), Internazionale, Ajax, Bayern de Munique, Manchester City, Manchester United, Paris Saint-Germain, Liverpool, Real Madrid, Barcelona e Manchester United.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo