Substância guia recomendações científicas para controle da cárie.
O Ministério da Saúde lançou um guia de diretrizes para a utilização de fluoretos. As sugestões podem ser enviadas até 30 de agosto, por meio do formulário eletrônico disponível.
No segundo parágrafo, é ressaltada a importância do flúor na prevenção de cáries dentárias. É fundamental seguir as orientações do guia para garantir a eficácia do tratamento.
Recomendações para o Uso Adequado de Fluoretos
O guia proposto tem como objetivo ser uma valiosa fonte de consulta, embasada em evidências científicas, para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados na aplicação de fluoretos no dia a dia dos serviços de saúde bucal. Cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, gestores, pesquisadores e estudantes são bem-vindos a participar dessa iniciativa.
Importância dos Fluoretos na Saúde Bucal
Derivados do flúor, os fluoretos desempenham um papel fundamental na redução das cáries em várias nações, incluindo o Brasil. Além de contribuir para a diminuição da prevalência e gravidade das cáries, o flúor também retarda a formação de novas lesões cariosas, conforme destacado pelo ministério. A responsabilidade de garantir o uso adequado e seguro dos fluoretos cabe às autoridades sanitárias e à sociedade, visando prevenir casos de intoxicação.
Segurança na Utilização de Fluoretos
Segundo o Ministério da Saúde, a fluoretação da água e o emprego de creme dental com flúor são considerados seguros em termos de toxicidade aguda. A aplicação profissional de fluoreto é igualmente segura, desde que haja precaução ao utilizar gel fluoretado com moldeiras para evitar a ingestão acidental. No que tange à toxicidade crônica, a fluorose dentária é o principal efeito colateral sistêmico decorrente da ingestão excessiva de flúor na água.
Controle e Monitoramento da Exposição ao Flúor
Para prevenir a fluorose dentária, as autoridades sanitárias estabelecem diretrizes de exposição e mantêm sistemas de vigilância. No Brasil, a fluoretação da água foi instituída por lei em 1974, demonstrando o compromisso do país com a saúde bucal da população. A disseminação de informações embasadas em evidências científicas é essencial para garantir o uso racional e benéfico dos fluoretos na prevenção e controle das cáries.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo