Meta lançará um software inovador para educadores, oferecendo tour educacional imersivo e interações digitais com óculos de RV.
Imagina como seria entrar em um ônibus escolar e ser levado para uma aventura educacional imersiva dentro do corpo humano, tudo graças à realidade virtual? É incrível como a realidade virtual nos permite explorar ambientes e experiências de maneira tão envolvente e educativa.
A tecnologia de realidade virtual está revolucionando a forma como aprendemos e interagimos, possibilitando experiências únicas e expansivas. Com a RV, novas portas se abrem para a educação e o entretenimento, proporcionando aos usuários um mundo de possibilidades e descobertas. A imersão oferecida pela realidade virtual cria conexões emocionais e cognitivas profundas, tornando o aprendizado mais cativante e impactante.
Trazendo a Realidade Virtual para a Educação
Esse é o tipo de experiência que a Meta espera possibilitar para os alunos, digitalmente, por meio de seus óculos de realidade virtual (RV) Quest. A empresa liderada por Mark Zuckerberg lançará ainda este ano um novo software para educadores visando facilitar o uso dos óculos de RV em sala de aula. As ferramentas permitirão aos professores gerenciar e programar vários óculos Quest simultaneamente, oferecendo acesso a uma variedade de aplicativos educacionais e proporcionando maior supervisão sobre o uso dos dispositivos.
Trazer a RV para mais salas de aula poderia criar novas oportunidades de aprendizagem, como um tour educacional imersivo que transporta alunos do ensino médio para assistir a uma peça de Shakespeare encenada no Globe Theatre no século 17. No entanto, a realidade virtual também levanta questões complexas sobre segurança digital e o impacto das interações digitais excessivas, suscitando dúvidas sobre o verdadeiro impacto da tecnologia na melhoria do aprendizado.
Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, expressou sua visão otimista durante uma entrevista conduzida por realidade virtual antes do anúncio. Ele destacou a possibilidade de ensinar biologia e química sem a necessidade de um laboratório físico, além da oportunidade de explorar as ruas da Roma Antiga com os alunos. A meta é ampliar o acesso à realidade virtual para promover novas formas de ensino.
A empresa acredita que, no futuro, os humanos passarão cada vez mais tempo no metaverso, usando óculos de realidade virtual para trabalhar, aprender e interagir em um ambiente digital. A realidade virtual possibilita experiências impossíveis no mundo real, superando limitações como tempo, espaço e gravidade. Por exemplo, uma entrevista remota em realidade virtual pode simular uma reunião presencial, mesmo com os participantes em locais físicos diferentes.
Embora a tecnologia prometa inovação, ainda não está claro o quanto a realidade virtual contribui para a aprendizagem eficaz. Vincent Quan, pesquisador educacional, destaca a necessidade de pesquisas adicionais para avaliar criticamente o impacto da RV no ensino. A tecnologia oferece potencial, mas é essencial investigar cuidadosamente seu real benefício educacional, evitando exageros e garantindo benefícios tangíveis para os alunos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo