Três IFPB equipes classificadas para o mundial ICT Competition de Huawei (2023-2024). Docente do IFBA premiado. Fase final, remota, latino-americana. Programação paralela e boas práticas. Política educativa inclusiva. Realizado pelo Fórum Mundial de Professores pela Unesco. Competição mundial de TIC. Área de TIC, realizada. Fase etapa, premium para professores. Evento ICT, Huawei.
Os Institutos Federais são instituições de ensino renomadas no Brasil, como o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O IFPB está participando da fase final da competição mundial de tecnologia da informação e comunicação (TIC), a Huawei ICT Competition 2023-2024. A delegação brasileira partirá rumo à China no domingo, 19 de maio, juntamente com outras 13 instituições de diversos países.
Além dos Institutos Federais, as autarquias vinculadas ao MEC desempenham um papel fundamental na educação e na inovação no Brasil. O IFPB, como uma dessas instituições, demonstra excelência ao ser uma das quatro representantes brasileiras na etapa final da competição da Huawei. A participação nesse evento global destaca o compromisso do IFPB e de outras instituições em promover o avanço tecnológico e a capacitação de seus estudantes.
Institutos Federais: Destaques na Competição Mundial de TIC
Os Institutos Federais, autarquias vinculadas ao MEC, têm se destacado na competição mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Um exemplo é o IFPB, tricampeão na trilha Cloud na América Latina. Nessa competição, os participantes são desafiados em seus conhecimentos sobre tecnologias de nuvem e inteligência artificial.
O IFPB garantiu sua vaga na fase final da competição, que ocorrerá de 23 a 26 de maio, em Shenzhen, na China, após se classificar na etapa latino-americana, realizada de forma remota em abril. Neste ano, mais de 120 mil estudantes de todo o mundo se inscreveram, representando mais de 2 mil instituições de ensino.
Além disso, os docentes dos Institutos Federais também têm se destacado. O professor Givanildo Santos, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), foi premiado como o Instrutor Mais Valioso da América Latina, reconhecido por sua excelência no ensino e na aplicação de soluções tecnológicas inovadoras em sala de aula.
O IFBA terá participação no Fórum Mundial de Professores, uma programação paralela ao evento, onde boas práticas são apresentadas por docentes de todo o mundo. Um representante do instituto irá compartilhar um projeto local que capacita e integra jovens de baixa renda, especialmente negros e mulheres, no mercado de TIC.
Outro destaque é o professor Augusto Pereira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que apresentará a Política de Educação Inclusiva Tecnológica, em parceria com a Unesco. Ele irá compartilhar a história de Patrick Vieira, egresso do curso de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, que, mesmo sendo deficiente visual, encontrou oportunidades de desenvolvimento profissional por meio de cursos e programas de tecnologia e inovação no IFPR.
Essas ações refletem o compromisso dos Institutos Federais em promover a educação inclusiva e tecnológica. A competição promovida pela ICT Academy da Huawei, realizada desde 2015, visa estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas, com foco no fortalecimento da presença feminina no mercado de tecnologia.
Em 2023-2024, o tema da competição é ‘Guiando um futuro mais digital, inclusivo e diverso’, reforçando a importância da diversidade no setor de tecnologia. Essas iniciativas demonstram o papel fundamental dos Institutos Federais na formação de talentos na área de TIC e no desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e tecnologicamente avançada.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo