ouça este conteúdo
O fóssil do famoso dinossauro tiranossauro, descoberta notável, tinha 13 a 15 anos, 2/3 do tamanho adulto, 7,6m de comprimento, 1.600 kg.
Um fóssil raro de um tiranossauro rex adolescente foi achado nas formações rochosas e áridas de Dakota do Norte, local conhecido como ‘badlands’ – uma descoberta notável pela visão científica que pode oferecer sobre a história de vida deste famoso dinossauro e pela história das crianças que o encontraram. A descoberta do fóssil, apelidado de ‘Teen Rex’, foi anunciada na terça-feira (4) pelo Denver Museum of Nature & Science, onde será estudado e exibido.
Em julho de 2022, os irmãos Liam e Jessin Fisher, com 7 e 10 anos na época, e seu primo, Kaiden Madsen, que tinha 9 anos, estavam caminhando e procurando fósseis com Sam Fisher, pai de Liam e Jessin, em terras administradas pelo Escritório de Administração de Terras dos Estados Unidos, localizado a cerca de 16 quilômetros da cidade de Marmarth no sudoeste de Dakota do Norte. A descoberta deste fóssil é um marco importante na paleontologia e um tesouro para a comunidade científica.
Descoberta Notável de Fóssil de Tiranossauro
Liam e seu pai notaram um achado notável: um osso da perna grande saindo do chão. ‘Meu pai gritou para Jessin e Kaiden virem, e eles vieram correndo’, disse Liam, agora com 9 anos. ‘E papai perguntou: ‘O que é isso?’ E Jessin disse: ‘Isso é um dinossauro.”
Escavação do Fóssil de Tiranossauro
‘Eu não sabia que tipo’, disse Jessin, agora com 12 anos. Sam Fisher enviou uma foto para o paleontólogo Tyler Lyson, um nativo de Marmarth e seu ex-colega do ensino médio que agora é curador de paleontologia de vertebrados no Denver Museum of Nature & Science. Lyson obteve licenças de escavação e, em julho de 2023, todos retornaram ao local.
Descoberta da Mandíbula de Tiranossauro
Inicialmente, parecia que a perna pertencia a um dinossauro herbívoro com bico de pato. ‘No entanto, no primeiro dia da escavação, Jessin e eu tivemos uma descoberta notável: a mandíbula inferior com vários dentes grandes de t-rex saindo dela’, disse Lyson. ‘Ainda me dá arrepios’, acrescentou Lyson.
Detalhes do Fóssil de Tiranossauro
‘Eu estava completamente sem palavras’, disse Kaiden, agora com 11 anos. O fóssil do tiranossauro encontrado tinha cerca de 13 a 15 anos, dois terços do tamanho adulto, 7,6 metros de comprimento e 1.600 kg. O t-rex se torna adulto por volta dos 18 aos 21 anos.
Contexto Histórico do Tiranossauro
O tiranossauro, famoso por percorrer o oeste da América do Norte, era um dos maiores dinossauros carnívoros. O fóssil encontrado tinha cerca de 13 a 15 anos, dois terços do tamanho adulto, 7,6 metros de comprimento e 1.600 kg.
Descoberta do Fóssil de Tiranossauro
O tiranossauro, achado notável, foi descoberto na região da Formação Hell Creek, que preserva o último ecossistema de dinossauros da Terra antes da extinção em massa. O fóssil vem de um antigo sistema fluvial, onde o corpo do animal acabou em um banco de areia.
Estudo do Fóssil de Tiranossauro
A integridade do esqueleto ainda é incerta, pois muitos ossos permanecem embutidos dentro de um pedaço de rocha de três toneladas, agora sendo estudado no museu. Parece haver muito do crânio, o osso do quadril e algumas vértebras, além da perna, disse Lyson.
Características do Tiranossauro
O tiranossauro tinha uma cabeça enorme, tremenda força de mordida, andava sobre duas pernas e tinha braços frágeis com apenas dois dedos. Um tiranossauro mais jovem tinha um tipo de corpo diferente de um adulto – mais gracioso, mais rápido e com um crânio mais aerodinâmico.
Revelações sobre os T-rexes Juvenis
Os t-rexes juvenis eram muito mais leves, com pernas longas e desengonçadas, mas sem a grande massa dos tiranossauros adultos. Ter espécimes juvenis ajuda a revelar a taxa de crescimento e desenvolvimento desses fósseis notáveis.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo