Setin Incorporadora se reinventou no mercado imobiliário, focando em programas como Minha Casa Minha Vida e ampliando sua atuação no setor de alto padrão.
A história da Setin Incorporadora está diretamente ligada ao desenvolvimento de projetos imobiliários inovadores ao longo das décadas. Com experiência na construção de variados tipos de imóveis, a empresa se destaca pela qualidade de suas construções e pela busca constante por novas tecnologias e tendências do mercado brasileiro.
Além de propriedades residenciais, a Setin também atua na construção de empreendimentos comerciais, contribuindo para o crescimento e modernização da habitação em diferentes regiões. Com um portfólio diversificado, a empresa se mantém como referência no setor imobiliário, sempre atenta às demandas e necessidades de seus clientes e do mercado como um todo.
Setin Incorporadora e o Mercado de Imóveis
Ostentando um portfólio que engloba 119 empreendimentos lançados e mais de 22 mil unidades, a incorporadora prevê o lançamento de dois empreendimentos residenciais com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 500 milhões em 2024. Um edifício voltado para o mercado de alto padrão e outro com foco em unidades de médio padrão, segmentos que fomentaram a trajetória da companhia nestes 45 anos recém-completos. A atenção para o mercado econômico surgiu muito depois, apenas com a criação da Mundo Apto, braço da companhia que lança imóveis passíveis de serem enquadrados em programas de habitação popular.
Programas de Habitação e Setor Imobiliário
Este ano, a empresa planeja lançar cinco empreendimentos residenciais com essas características e um VGV de aproximadamente R$ 450 milhões. À frente da companhia, Antonio Setin admite que foi um erro não ter observado o Minha Casa, Minha Vida antes. O Presidente e fundador da Setin Incorporadora se mostra otimista com o futuro do programa, elogiou a Caixa Econômica Federal e acredita que o comportamento de compra do público de alta renda é impulsionado pela emoção.
Falta de Terrenos e Desafios na Construção de Imóveis
Em entrevista ao Estadão Imóveis, Setin afirma que a falta de terrenos é um gargalo do setor, admite que o mercado já está sofrendo com falta de mão de obra e prevê um aumento no preço dos imóveis nos próximos anos. A falta de terrenos é um dos maiores gargalos do mercado imobiliário, principalmente em praças já consolidadas, como São Paulo. Simplesmente não existem terrenos para construção de prédios voltados para a classe média e média alta. Estes terrenos precisam ser construídos.
Soluções para a Escassez de Terrenos e Mão de Obra
Nós prospectamos casas, galpões e prédios em áreas importantes da cidade e temos uma equipe dedicada a negociar imóvel por imóvel para construir o terreno. E se um desses proprietários desistir do negócio, nós perdemos dois anos de trabalho. Este é um dos motivos que faz o custo da produção da moradia voltada para classe média e média alta ficar mais cara. A mão de obra é um ponto de atenção importante e não é só em São Paulo.
Desafios e Oportunidades no Mercado Imobiliário Brasileiro
A tendência é que continue tendo menos lançamentos, fazendo com que o estoque baixe e o preço comece a se recuperar. Como os imóveis em estoque ainda estão com os preços desatualizados, eu diria que o momento de comprar é agora. A Setin e a Mundo Apto atendem compradores de segmentos diversos. Há uma notável diferença entre quem compra imóveis enquadrados no MCMV e imóveis de alto ou médio padrão?
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo