Cargueiro Dali transportando material tóxico tem barris retorcidos pelo convés após colisão em Baltimore. MarineTraffic registrou incidente na ponte Francis Scott Key.
Um dos meios de transporte mais antigos e importantes da história da humanidade é o navio. Essas imponentes embarcações são responsáveis por transportar mercadorias, passageiros e até mesmo realizar expedições em busca de novas terras. A construção de um navio requer planejamento, materiais resistentes e mão de obra especializada.
Um tipo específico de navio é o cargueiro, projetado exclusivamente para transportar grandes quantidades de carga de um lugar para outro. Essas gigantes embarcações são essenciais para o comércio internacional, levando produtos de um continente para outro. Os cargueiros são responsáveis por manter a economia mundial em movimento, facilitando o transporte de mercadorias de forma eficiente e segura.
Inspeção do Consul de materiais no navio cargueiro
Imagens divulgadas nesta quinta-feira (28) exibem o interior danificado do navio cargueiro Dali, que colidiu com a ponte Francis Scott Key em Baltimore, na última terça-feira (veja no vídeo acima).
Duas pessoas perderam a vida ao cair na água, e outras quatro estão desaparecidas no rio Patapsco – com suspeitas de óbito, segundo as autoridades.
Eles eram operários envolvidos na manutenção da ponte. As imagens são provenientes de uma inspeção do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês). O órgão despachou inspetores de materiais tóxicos e engenheiros para verificarem a embarcação. É possível observar fragmentos retorcidos da ponte que desmoronou após a colisão com o Dali.
Há ainda placas de metal que se desprendeu, e partes danificadas do casco.
Também foram identificados tambores espalhados pelo convés do Dali. Isso motivou os inspetores a entrarem na embarcação: há preocupação com o vazamento do conteúdo desses tambores, que é nocivo, para a água do rio. Em partes do vídeo do NTSB é visível um líquido no convés do cargueiro.
Os inspetores também inspecionaram a cabine de comando e realizaram testes nos painéis das instalações.
Análise da caixa-preta
Adicionalmente à inspeção no interior do Dali, o NTSB adquiriu a caixa-preta da embarcação, recuperada do interior da água por mergulhadores.
Jennifer Homendy, a diretora-geral do NTSB, disse que o órgão está investigando se o uso de combustível inadequado de alguma forma resultou em uma queda de energia do navio, tornando-o incontrolável. O navio, um porta-contêiner com pavilhão de Singapura, acabara de sair do porto de Baltimore e estava a caminho do Sri Lanka.
Minutos antes da colisão com a ponte, entretanto, o comandante relatou ter perdido o controle do navio.
Pouco antes do impacto
O navio começou a mudar de rota dois minutos antes de atingir a ponte , conforme dados do MarineTraffic, plataforma que monitora em tempo real o deslocamento de embarcações em todo o mundo.
A embarcação atingiu um dos pilares da ponte, ao invés de passar por baixo dela. Pelo menos seis pessoas caíram no rio Patapsco: dois corpos foram encontrados na quarta-feira (27).
Noite de terça-feira, a polícia de Maryland relatou que todas as vítimas estão ‘possivelmente’ sem vida, Os dados do MarineTraffic, no horário local de Baltimore, indicam que:
- 1h23: a embarcação seguia em linha reta, na direção de 140 graus, em direção ao centro da ponte, a 15,7 km/h
- 1h25: o navio começou a desviar para a direita, em 141 graus, com velocidade de 16,1 km/h.
Registros mostram que as luzes do navio se apagaram
- 1h27: ocorreu a colisão com um dos pilares da ponte, na direção de 152 graus e velocidade de 14 km/h
O navio emitiu um pedido de socorro (‘mayday’, no código internacional).
O comandante da embarcação informou às autoridades portuárias de Baltimore que havia perdido o controle da direção, após a queda de energia e problemas relatados nos propulsores, conforme Wes Moore, governador de Maryland.
Veja os detalhes no infográfico abaixo:
A estrutura da ponte
O navio Dali, transportando vários contêineres, colidiu com o pilar da ponte Francis Scott Kay às 1h27, a cerca de 14 km/h, de acordo com o MarineTraffic.
Para mais informações sobre a ponte e o navio, veja o infográfico abaixo: LEIA TAMBÉM:
- Navio que impactou ponte nos EUA perdeu controle e emitiu alerta de ‘mayday’ às autoridades
- Navio que entrou em colisão com ponte nos EUA já tinha apresentado falhas em junho
- Confira ANTES E DEPOIS da ponte nos EUA que caiu ao ser atingida por um navio
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo