Tricampeão da F1 garante melhor tempo na classificação para o GP do Japão. Mercedes surpreende nos treinos livres.
Ao conquistar a pole position na classificação para o GP do Japão, Max Verstappen se destacou mais uma vez como um dos pilotos mais rápidos da temporada. Com um tempo de 1m28s197, o tricampeão da Fórmula 1 mostrou toda sua habilidade e dominância nas pistas japonesas neste sábado.
A expectativa para a largada é alta, com a RBR garantindo a primeira fila com a dobradinha de Verstappen e Sergio Pérez. A equipe está confiante em buscar mais uma vitória no Grande Prêmio do Japão e fortalecer sua posição no campeonato de construtores. Será uma corrida emocionante para os fãs de automobilismo ao redor do mundo.
GP do Japão: Lando Norris tenta desafiar a RBR
Lando Norris tentou entrar no caminho da equipe austríaca mas ficou em terceiro.
- Verstappen vê adversários ‘mais próximos’ da RBR no Grande Prêmio do Japão
- Mercedes está aberta a receber Vettel de volta à F1
- Siga o canal de automobilismo do ge
O domínio da RBR foi mantido nas pistas de Suzuka.
Max Verstappen não deu chances para os companheiros e liderou durante toda a madrugada. Ele apenas não ficou no topo do TL2, quando não saiu para a pista por conta da chuva no circuito. Em todas as outras provas, o tricampeão não deixou a liderança. Sergio Pérez ficou logo atrás do companheiro de equipe também durante todo o final de semana e conquistou uma dobradinha para a RBR.
O piloto mexicano melhorou o desempenho principalmente se comparado ao que havia obtido no GP da Austrália. No Japão, ele larga na segunda colocação.
A Mercedes não seguiu com o resultado positivo que haviam feito nos treinos livres durante o final de semana.
No Q1 e no Q2, Lewis Hamilton e George Russell classificaram-se com tranquilidade até chegar no top-10. Ainda assim, os dois carros não conseguiram superar os adversários para buscar uma posição melhor na largada.
Resultado e grid de largada
- Max Verstappen (RBR) 1m28s197
- Sergio Pérez (RBR) +0s066
- Lando Norris (McLaren) +0s292
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s485
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s489
- Oscar Piastri (McLaren) +0s563
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s569
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s589
- George Russel (Mercedes) +0s811
- Yuki Tsunoda (RB) +1s216
- Daniel Ricciardo (RB) Q2
- Nico Hulkenberg (Haas) Q2
- Valtteri Bottas (Sauber) Q2
- Alex Albon (Williams) Q2
- Esteban Ocon (Alpine) Q2
- Lance Stroll (Aston Martin) Q1
- Pierre Gasly (Alpine) Q1
- Kevin Magnussen (Haas) Q1
- Logan Sargeant (Williams) Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) Q1
A largada do GP do Japão será na madrugada deste domingo, às 2h da manhã, no horário de Brasília.
Acompanhe as principais notícias no ge.
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados
Os pilotos demoraram para sair dos boxes no Q1. Com cerca de treze minutos para o fim, a maioria dos carros foram para a pista do Circuito de Suzuka.
Logo na primeira volta com os pneus macios, Max Verstappen fez o melhor tempo com 1m28s866, o primeiro do final de semana a sair da casa de 1m29s. A surpresa foi Fernando Alonso, que ficou atrás apenas do tricampeão (+0s388) no início da classificação. Enquanto o espanhol levou a Aston Martin para a segunda colocação, Lance Stroll foi eliminado.
Charles Leclerc precisou voltar para buscar um tempo melhor. Na primeira volta, o monegasco foi apenas o 10º e foi 1s020 mais lento que Max Verstappen, líder do Q1. De volta à pista, ele levou a Ferrari para o quarto melhor tempo, ainda atrás dos dois carros da RBR. A Mercedes não repetiu o ótimo desempenho do TL3, mas garantiu uma classificação tranquila para o Q2.
ELIMINADOS
16º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
17º PIERRE GASLY (ALPINE)
18º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
19º LOGAN SARGEANT (WILLIAMS)
20º GUANYU ZHOU (SAUBER)
Q2 – 15 minutos e cinco eliminados
A RBR inaugurou o Q2 com os dois carros, e Max Verstappen melhorou o tempo feito na última classificação e atingiu 1m28s740, muito pouco a mais que Checo Pérez, que chegou apenas 0s012 mais lento que o companheiro.
Foi a McLaren de Lando Norris que também atingiu a marca de 1m28s e ficou atrás dos carros da equipe austríaca. Na segunda volta para garantir um tempo melhor, Hamilton fez 1m28s887 e chegou entre os três primeiros para manter o bom desempenho obtido pela Mercedes nos treinos livres.
Em casa, Yuki Tsunoda levou a RB para o Q3 e ficou perto do tempo de Leclerc, que via uma Ferrari longe do que foi apresentado no GP da Austrália.
ELIMINADOS
11º DANIEL RICCIARDO (RB)
12º NICO HULKENBERG (HAAS)
13º VALTTERI BOTTAS (SAUBER)
14º ALEX ALBON (WILLIAMS)
15º ESTEBAN OCON (ALPINE)
Q3 – 12 minutos e briga pela pole position
Novamente, Max Verstappen colocou no placar o melhor tempo do final de semana ao atingir 1m28s240 e superar qualquer outro piloto do grid.
Pérez havia obtido a segunda colocação, mas foi rapidamente superado por Lando Norris, que ficou 0s249 atrás do holandês da RBR para buscar a primeira fila. Checo não deixou a McLaren ficar na frente e garantiu a posição na primeira fila logo no fim. A Ferrari definitivamente não encontrou o mesmo caminho obtido na Austrália e ficou para trás.
Charles Leclerc, mesmo com a pista vazia, não conseguiu superar o tempo dos adversários, enquanto Carlos Sainz também ficou atrás dos carros da RBR mas garantiu a quarta colocação.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo