Ministro defende acelerar debate sobre manutenção de empregos com apoio federal e estadual em linhas de crédito para recuperação de empresas.
O ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, declarou, no último domingo (2), que o governo federal está em busca de ‘criar uma opção’ jurídica para auxiliar economicamente as empresas gaúchas impactadas pelas chuvas recentes, com o intuito de evitar demissões.
Nesse contexto desafiador, é essencial encontrar uma solução viável que possa amparar as organizações locais em momentos de crise. A busca por uma alternativa que possa garantir a estabilidade financeira das empresas é fundamental para a manutenção dos empregos e do desenvolvimento econômico da região.
Alternativa para a manutenção das empresas e dos postos de trabalho
‘Temos que criar uma opção para a manutenção da saúde financeira das empresas e, principalmente, para a preservação dos empregos’, declarou Pimenta, em uma entrevista ao CanalGov, durante sua visita à cidade de Muçum, no Vale do Taquari, uma das áreas fortemente afetadas pelos efeitos adversos das recentes chuvas no estado. Ele enfatizou a importância de encontrar recursos que garantam a manutenção dos empregos e mencionou que já está em discussão com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre o assunto.
Busca por soluções para a manutenção dos postos de trabalho
‘Estamos intensificando as conversas sobre a manutenção dos empregos nesta semana’, comentou Pimenta, acrescentando que têm sido realizadas várias reuniões e acordos com empresas e setores para buscar alternativas que assegurem a manutenção dos empregos. Ele também ressaltou a importância do apoio disponível para as empresas, conforme a legislação federal, a fim de evitar a interrupção dos contratos de trabalho.
Recursos para a recuperação das empresas afetadas pelas chuvas
‘O governo federal já anunciou diversas iniciativas, como as linhas de crédito operadas por instituições financeiras públicas com taxas de juros abaixo da inflação, para auxiliar as empresas afetadas pelas chuvas’, destacou Pimenta. Ele enfatizou a urgência de encontrar uma opção para a saúde financeira dessas empresas e para a manutenção dos empregos, considerando os desafios enfrentados após as adversidades climáticas.
Apoio federal e estadual para a superação dos desafios econômicos
Para o prefeito de Muçum, Mateus Trojan, o apoio do governo federal e estadual às empresas é essencial para evitar uma crise econômica e social no estado. Ele ressaltou a necessidade de um suporte especial para superar os impactos do desastre climático e incentivar a permanência das pessoas na região. Trojan enfatizou que as linhas de crédito anunciadas serão cruciais para a recuperação das empresas e da economia local.
Inspeção no Aeroporto Internacional Salgado Filho e ampliação de leitos hospitalares
Nesta segunda-feira (3), Pimenta está programado para realizar uma inspeção no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, acompanhado por técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O ministro destacou que a ampliação emergencial do número de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das prioridades da semana, devido à situação crítica de vários hospitais públicos comprometidos.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo