Fazenda defende direito do governo na estratégia da Petrobras e destaca importância da Eletrobras como patrimônio público.
O governo declarou que irá intensificar as ações para fiscalizar as empresas públicas, visando melhorar a transparência e a eficiência dos serviços prestados à população.
O poder executivo reforçou a importância da boa gestão dos recursos públicos, destacando a necessidade de medidas para garantir a sustentabilidade econômica do país.
‘Debate dentro do governo sobre a gestão das empresas públicas’
‘Quero realizar esse tipo de mediação até mesmo para esclarecer e, se necessário, realinhar o caminho’, declarou em uma entrevista à CNN Brasil, gravada no dia anterior e transmitida hoje à tarde. O ministro da Fazenda reiterou que não há uma intervenção do governo nas empresas públicas.
‘O presidente (Lula) já reiterou inúmeras vezes que tanto na política de preços da Petrobras, quanto na política de investimentos, ele atuará como controlador para incentivar a empresa a investir mais em transformação ecológica. É um direito do controlador promover nessa direção’, defendeu Haddad. ‘A meu ver, isso não configura uma intervenção’, completou.
‘Papel da Fazenda na administração das empresas públicas’
Haddad reiterou que a questão dos dividendos extraordinários da Petrobras foi um equívoco de comunicação e garantiu que a solução adotada será embasada em critérios técnicos. No caso da Eletrobras, o ministro ressaltou que ‘estamos falando de um patrimônio público’. ‘O governo está avaliando a representação da União no conselho da empresa.
Para Haddad, não há nada de irregular nesse processo, ele enxerga como parte do papel do governo. Ele afirmou que o papel da Fazenda no debate sobre as empresas públicas ou aquelas em que a União detém ações será o de colaborar para criar um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Conteúdo originalmente publicado no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor Econômico.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo