Eduardo Riedel diz que estado enfrenta condições climáticas adversas com 350 mil hectares queimados, evitando repetir os 3,5 milhões de 2020.
Em declaração à Globo News nesta terça-feira (18), o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), discutiu as medidas adotadas para conter os incêndios na Amazônia, região afetada por um aumento no número de queimadas nos últimos meses. Doria ressaltou a importância da conscientização da população sobre a prevenção de incêndios, destacando a necessidade de ações conjuntas entre governo e sociedade civil para proteger o meio ambiente.
Além disso, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou em coletiva de imprensa na quarta-feira (19) que o governo federal está implementando novas estratégias para combater as queimadas no Cerrado. Salles enfatizou a urgência de medidas efetivas para preservar a biodiversidade e evitar danos irreversíveis causados pelos incêndios. É fundamental que a população esteja engajada nesse esforço coletivo para garantir a sustentabilidade das nossas florestas e ecossistemas.
Desafios enfrentados devido aos incêndios em regiões do Pantanal
A situação climática no Pantanal e no Mato Grosso do Sul como um todo tem sido preocupante, com indicadores mostrando um alto nível de seca. Os incêndios, queimadas, têm sido uma realidade prevista e que agora está se concretizando.
Incêndio no Parque do Itatiaia e focos no Pantanal
Recentemente, um incêndio no Parque do Itatiaia teve início durante um treinamento do Exército. Enquanto isso, um município sul-matogrossense se destaca liderando os focos de incêndio em junho na região do Pantanal.
Esforços conjuntos no combate aos incêndios
O combate aos incêndios demanda esforços conjuntos de diversos atores, como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, produtores rurais com maquinário e equipamentos, comunidades ribeirinhas e ONGs atuantes na região. A colaboração do setor privado e do governo federal, com apoio da Marinha e do Exército Brasileiro, tem sido fundamental nesse cenário desafiador.
Situação atual e comparação com o ano anterior
Atualmente, cerca de 350 mil hectares do Pantanal já foram consumidos pelo fogo. No entanto, o governador destaca que em 2020, com condições climáticas semelhantes, 3,5 milhões de hectares foram devastados. A meta é evitar que os índices de destruição atinjam patamares tão agressivos quanto no ano passado, com a principal causa dos incêndios sendo a condição climática de seca extrema no estado.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo