Meia-atacante de 23 anos explica como superou atrito de marcação para desenvolver mais gol por jogo, com média de assistências. Celebra vitória sobre ataque de Suárez, o maior jogador de sua categoria, em prêmio.
Gabriel Pec conquistou o prêmio de estreante do ano na MLS em 2022, marcando 8 gols em 23 jogos. O brasileiro, que defende o LAFC, chegou ao futebol americano após deixar o time paulista Santos em 2020.
Com apenas 23 anos, Gabriel Pec brilhou na MLS e conquistou o título de estreante do ano, superando Luis Suárez, ex-jogador do Liverpool e do Barcelona. Ele foi contratado pelo LAFC em 2020 e logo se tornou uma peça fundamental da equipe. Sua habilidade em jogo foi notada logo na primeira temporada, e ele se tornou um dos principais jogadores do clube. A camisa do LAFC é uma das mais valorizadas na MLS, e Gabriel Pec se tornou um ídolo do time ao conquistar o prêmio de estreante do ano. A camisa do clube é uma das mais buscadas no mercado de transferências.
Profissionalização no Galaxy
Morando em Los Angeles, a capital do entretenimento, Gabriel Pec, ex-jogador do Vasco, vem conquistando grandes momentos com a camisa do Galaxy, e pode encerrar sua primeira temporada no clube com o título da MLS. O meia-atacante de 23 anos teve um impacto imediato desde sua chegada ao clube em janeiro, tornando-se uma peça-chave da equipe e entregando, até agora, 17 gols e 18 assistências em 35 jogos na liga. Esses feitos, segundo ele, foram possíveis graças ao aprendizado com a camisa do clube que o formou. Pec chamou a atenção do Galaxy após uma temporada de destaque no Vasco, onde revelou sua habilidade em balançar as redes. Na temporada de estreia nos Estados Unidos, ele melhorou as estatísticas: ao todo, já são 19 gols e 19 assistências em todas as competições, uma média de participação de um gol por jogo. O jogador explica o crescimento dos números.
Desenvolvimento do Jogo
– O que aprendi aqui, acho que foi mais sobre o ataque, porque aqui o nosso time trabalha muito com a bola. No Vasco, às vezes eu tinha que descer muito para ajudar na marcação, tinha uma obediência muito tática. Às vezes eu tinha que fazer linha de cinco, às vezes linha de seis lá atrás para ajudar o time. O Vasco me criou uma maturidade de marcar, de atacar e voltar. E aqui acho que eu desenvolvi mais o meu futebol alegre, que no Vasco às vezes eu não conseguia muito por por essa dedicação tática que eu tinha. E aqui eu consegui. Como falam, o futebol brasileiro, de drible, de ir para cima. E aí desenvolvi mais gols, mais assistências. O time me propôs mais atacar, ficar mais com a bola, tomar conta mais do jogo – explica, em entrevista ao ge.
Prêmio de Contratação
Os gols e assistências ao longo da temporada regular da MLS renderam o prêmio de Contratação do Ano, recebido após uma eleição que teve como júri jogadores, membros de comissão técnica da MLS e a imprensa especializada. O brasileiro superou a concorrência de Luis Suárez, atacante que chegou ao Inter Miami nesta temporada para jogar ao lado de Messi. Ele recebeu, na média entre os três tipos de eleitores, 37,53% dos votos – Suárez ficou com 27,63%. O terceiro colocado foi Luca Orellano, que também é ex-jogador do Vasco e defendeu o Cincinnatti, com 12,53%.
No Campeonato Americano
– Eu lembro quando eu era criança, via o Suárez na televisão, naquele Barcelona, com Messi, Suárez, Neymar… Então, poder disputar um prêmio com Suárez e poder ganhar, não tenho nem palavras para isso. Além de disputar o campeonato onde ele está. Me sinto muito feliz e honrado de poder estar jogando ao lado desses grandes craques. No primeiro ano em Los Angeles, Pec vem vivendo praticamente uma vida de cinema, que inclui o fato de morar em uma cidade que é sonho de vida para muitos. Gabriel, inclusive, conta que uma das primeiras coisas que fez ao chegar à cidade foi visitar o famoso estúdio de cinema Paramount.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo