O Atos prevê economia de 12% com tecnologia de cloud-computing, data-lake e otimização de cargas-de-trabalho nos bancos-de-dados.
A _Fundação Renova_, responsável por tratar os efeitos do rompimento da barragem em Mariana, em _2015_, utilizou a plataforma de _dados_ da _Databricks_ para consolidar e integrar seus dados e apoiar projetos de alta complexidade.
Com a plataforma, a _Fundação Renova_ conseguiu organizar seu alto volume de _dados consolidados_ em um único local, facilitando o acesso a informações importantes para o projeto de _renovação_ da região. Além disso, a utilização da plataforma permitiu que a _fundação_ _renova__ os seus processos de gestão de _dados integrados_ , tornando mais eficiente o gerenciamento das informações e apoiando decisões mais informadas para o futuro da região.
Desenvolvendo Conhecimento com Fundação, Renova: Um Camino para a Melhoria
A Fundação, Renova, movida pela necessidade de reparar danos ambientais e sociais, acumula dados que nada mais são do que uma extensa coleção de informações sobre os resultados das ações empreendidas. O resultado é um conjunto de 42 programas que se multiplicam por muitos projetos em andamento. Para o armazenamento dessas informações, refugiam-se no data lake gerenciado pelos serviços de apoio da Atos. Assim, as cargas de trabalho mais críticas passam a ser gerenciadas pela plataforma da Databricks, com o objetivo de manter os dados brutos da Fundação, Renova, integralmente integrados, seguros e acessíveis para todos os colaboradores. Este ambiente integra 14 sistemas da Fundação, Renova, com mais de 4 mil fontes de dados. Entre os pontos-chave da implementação, destaca-se uma otimização de 35% no espaço do banco de dados. Além disso, prevê-se uma economia de custos na ordem de 12%.
A Fundação, Renova, criada em 2016, visa implementar e gerenciar os programas de reparação para os impactados pelo derramamento da barragem de Fundão, em Mariana. Considerada uma das maiores tragédias ambientais do país, o desastre resultou na morte de 19 pessoas, além de poluir recursos hídricos e destruir propriedades em toda a bacia do rio Doce, em Minas Gerais.
A Atos, sediada na comuna francesa de Bezons, é uma empresa ativa desde 1997 e conta com uma rede de cerca de 94 mil funcionários em 73 países, respondendo por uma receita anual superior a € 11 bilhões. No Brasil, atua há mais de 30 anos.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo