A PinkMapp é uma assistente virtual que fornece orientações sobre diagnóstico precoce da doença câncer de mama em tempo real para mulheres em diferentes estágios, avançados ou não, com tecnologia de ponta em hospitais.
Com o objetivo de viabilizar um autodiagnóstico mais ágil, a cirurgiã oncológica Sandra Gioia, 50 anos, lançou a startup PinkMapp em novembro de 2023. O negócio funciona como uma assistente virtual para apoiar mulheres com câncer e suas famílias, oferecendo informação detalhada e personalizada.
A startup utiliza uma plataforma de inteligência artificial para avaliar os casos de câncer de mama e fornecer uma classificação do tipo de doença de mama (benigna ou maligna) que o paciente pode ter. Além disso, a plataforma também fornece informações sobre tumor de mama e os procedimentos médicos necessários para o tratamento, como a possibilidade de câncer invasivo, câncer não invasivo, câncer com metástase ou câncer sem metástase.
Plataforma de Apoio ao Diagnóstico do Câncer de Mama
A empresa oferece orientações detalhadas sobre prevenção, sintomas de câncer, riscos e os passos que as pacientes devem seguir para acessar tratamentos pelos serviços de saúde. Atualmente, a plataforma opera online no Rio de Janeiro, por meio de um contrato anual de R$ 800 mil com a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, além de organizações privadas, como hospitais e planos de saúde. Um chatbot gratuito também é disponibilizado no Instagram da marca. A empreendedora não abre o faturamento total do negócio.
Continuar lendo Gioia é uma médica mastologista e cirurgiã oncológica com mais de 25 anos de experiência. Ao longo de sua carreira, frequentemente se deparava com mulheres diagnosticadas em estágios avançados do câncer de mama. Ela conta que decidiu fundar a PinkMapp há um ano justamente para ajudar as mulheres e descobrirem a doença mais cedo, permitindo assim que tratamentos menos invasivos pudessem ser empregados.
O projeto piloto do que viria a se tornar a PinkMapp começou em 2017, enquanto a médica trabalhava em um centro de diagnóstico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e também no Instituto Nacional do Câncer (Inca). Naquele período, Gioia percebeu que, apesar de a Secretaria contar com equipamentos de ponta, como mamógrafos, biópsias guiadas por ultrassom e mamografias, a adesão ao tratamento era extremamente baixa. Segundo ela, esse fator deve-se principalmente ao fato de as pacientes muitas vezes descobrirem a doença em estágios mais avançados. Outro pilar que sustentou a ideia de Gioia foi sua pesquisa sobre o uso da tecnologia em hospitais dos Estados Unidos. De acordo com ela, as instituições norte-americanas já utilizavam ferramentas para monitorar de perto as pacientes, oferecendo informações em tempo real e facilitando o processo para aquelas que ainda estavam sob suspeita.
Tecnologia e Assistência Social na Prevenção do Câncer de Mama
Após a validação do piloto, Gioia e sua equipe contrataram a assistente social Lúcia Brigagão, na época ex-chefe do serviço social do Inca, e a treinaram para fornecer informações às pacientes sobre o tratamento e diagnóstico do câncer de mama, por meio da plataforma — que ainda não tinha nome. Durante a fase de teste, Brigagão atendia mais de 300 mulheres simultaneamente, utilizando ferramentas como Google Forms e formulários em papel. O projeto foi testado no sistema público de saúde, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Andaraí, bairro da Zona Norte da capital fluminense, e também na Clínica da Família Vila Rosali, no município de São João de Meriti, também no Rio de Janeiro.
Desenvolvimento da Plataforma e Parcerias
Em 2023, após anos de testes na rede pública, a médica mastologista e cirurgiã oncológica, enfim, fundou a startup PinkMapp com um investimento inicial de R$ 100 mil. Atualmente, a ferramenta digital é utilizada no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart e na Clínica da Família Vila Rosali — uma das unidades onde o projeto piloto foi testado. Ambos os espaços estão localizados no município de São João de Meriti (RJ). No setor B2B, voltado para hospitais e centros de saúde, a empresa oferece tecnologia e assistência social para prevenção e tratamento do câncer de mama.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo