Clube reúne conselheiros para votar série de medidas após episódios de violência. Diretoria boicotará Copa local e buscará bases no exterior.
O Fenerbahçe realizou uma reunião extraordinária com mais de 23 mil sócios conselheiros em seu estádio, marcando um momento único na história do clube. Em meio aos recentes incidentes de violência no futebol turco, os torcedores tomaram decisões importantes em prol da segurança e da moral esportiva.
O clube Fenerbahçe, reconhecido por sua tradição e paixão, demonstrou mais uma vez seu compromisso com a transparência e a integridade. Além do boicote às próximas temporadas da Copa da Turquia, os dirigentes planejam ações para garantir um futuro mais pacífico e justo para o futebol local.
Fenerbahçe: Torcida invasora e brigas constantes
Inúmeros episódios de violência no futebol turco envolvendo a torcida do Fenerbahçe têm causado grande tumulto nos últimos tempos. Recentemente, uma cena lamentável ocorreu quando torcedores do Trabzonspor invadiram o campo após a derrota para o Fenerbahçe e entraram em confronto com os jogadores rivais. Essa série de medidas diante dos seguidos episódios de violência no futebol turco tem colocado em xeque a participação do clube nas competições locais.
A saída da liga turca foi uma opção cogitada após a mais recente polêmica no futebol local, porém, a decisão final ainda está em discussão. Os sócios conselheiros votaram para que o Fenerbahçe permaneça na liga turca, mas o clube prometeu estudar o assunto e colocá-lo em votação na próxima Assembleia, ao término da atual temporada.
Apesar de ocupar a segunda posição no Campeonato Turco, com 79 pontos, o Fenerbahçe enfrenta dilemas em relação ao seu futuro na competição. Guardar a integridade do clube diante das constantes polêmicas tem sido o principal desafio da diretoria, liderada pelo presidente Ali Koc.
Uma das medidas anunciadas pelo Fenerbahçe foi o boicote às próximas duas edições da Copa da Turquia e da Supertaça da Turquia. Essa mudança de liga visa a preservar a imagem e a segurança do clube diante das controvérsias que envolvem o futebol local.
Decisões tomadas na Assembleia do Fenerbahçe
A Assembleia do clube comunicou quatro decisões principais em relação às competições futuras:
- O Fenerbahçe não participará do jogo da Supertaça de 2023, a menos que seja adiado para uma data adequada e com a nomeação de um árbitro estrangeiro.
- O clube optou por não participar da Copa da Turquia nas próximas duas temporadas ou participar com a equipe Sub-19 nos próximos anos.
- Independente das decisões sobre as atividades na Turquia, o Fenerbahçe determinará e implementará um plano para a estruturação do clube no exterior.
- O Fenerbahçe solicitará à UEFA e à FIFA medidas necessárias devido à situação insustentável do futebol turco devido às intervenções externas.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo