Influências da baixa autoestima e pressão estética nos distúrbios alimentares: perfeição, comparação, crítica ao corpo, desejo de mostrar um corpo “musicalmente”.
Nesta segunda-feira (27), Wanessa Camargo compartilhou que enfrentou distúrbios alimentares, incluindo bulimia e anorexia, durante o auge de sua carreira. Em uma conversa para o podcast do G1, a cantora de 41 anos destacou que os distúrbios alimentares surgiram em um momento em que a pressão por perfeição estética era intensa, sendo constantemente comparada com a cantora Sandy. ‘Os distúrbios alimentares afetaram minha saúde física e mental’, revelou Wanessa.
Ao falar sobre os desafios que enfrentou, Wanessa Camargo destacou a importância de buscar ajuda profissional para lidar com os transtornos alimentares. A cantora enfatizou que a conscientização e o apoio são fundamentais para superar os distúrbios alimentares e recuperar a saúde. ‘É essencial quebrar o tabu em torno dos transtornos alimentares e buscar auxílio especializado’, ressaltou Wanessa, incentivando outras pessoas a não enfrentarem sozinhas os desafios relacionados à alimentação e autoimagem.
Distúrbios alimentares: a luta de Wanessa Camargo contra a crítica ao seu corpo musicalmente
Lembro de uma manchete que dizia: ‘Gordurinha a mais, cantoria de menos’. A galera comparava meu corpo com o da Sandy e criticava. Musicalmente, a voz da Sandy é completamente diferente do meu timbre. As pessoas diziam que eu queria imitar ela. Nunca foi minha intenção imitá-la. Não tem como, ela é única. Só queria mostrar que eu era única também, desabafou a cantora.
Distúrbios alimentares: as causas por trás dos transtornos alimentares de Wanessa Camargo
Distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, são transtornos psicológicos que podem começaram por uma série de fatores, tais como: culto ao corpo de forma excessiva, distorção de imagem física, autoestima baixa, pressão estética, autocrítica, familiares com histórico de distúrbios alimentares.
Transtornos alimentares: a diferença entre bulimia e anorexia
A anorexia e a bulimia são distúrbios alimentares que afetam tanto a saúde física, quanto a saúde psicológica do paciente. Por serem relativamente semelhantes, é comum que sejam confundidas uma com a outra. A nutricionista Karina Gardini explicou a diferença entre as duas condições.
‘No caso da anorexia, a pessoa se priva de alimentação ou abusa de dietas e exercícios para emagrecer de forma excessiva, em um quadro que envolve a distorção da imagem do próprio corpo. Já o paciente com bulimia oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perfeição de controle, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes para tentar impedir o ganho de peso. Os dois distúrbios envolvem a preocupação exagerada com a aparência’.
Distúrbios alimentares: sintomas e sinais de alerta
Sintomas de anorexia incluem medo excessivo de engordar, ter imagem corporal muito distorcida, atrasos na menstruação, evitar comer perto de pessoas, usar medicamentos que estimulam a evacuação ou a redução do apetite. Sintomas de bulimia incluem preocupação exagerada em perder peso, perda do controle ao comer, ir ao banheiro imediatamente após as refeições, forçar vômito, uso de medicamentos que estimulam a evacuação, como laxantes.
Como os distúrbios alimentares tratam-se de transtornos psicológicos, é fundamental que a pessoa busque ajuda médica e, principalmente, psicológica assim que notar a presença dos sintomas.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo