O país possui 106,8 milhões de endereços cadastrados nacionalmente, incluindo tipos comuns e logradouros sem endereços registrados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE revelou hoje a edição integral do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), que é o principal banco de endereços com alcance nacional e de conhecimento público. De acordo com o cadastro, o Brasil conta com 106.814.877 endereços cadastrados.
Além disso, o CNEFE também é fundamental para aprimorar os sistemas de endereçamentos e facilitar as localizações em todo o território nacional. Com a atualização constante desse banco de dados, torna-se mais eficiente a gestão das moradas e a organização das informações geográficas do país.
Endereços: Dados Nacionais de Endereçamentos Registrados
Durante o período de coleta, foram identificados 24,4 milhões de endereços sem número, representando 22,8% do total de endereços cadastrados. A maioria desses endereços está localizada em Goiás, demonstrando uma lacuna significativa no sistema de endereçamento nacional. Além disso, foram encontrados 438 mil endereços com base na quilometragem das vias, sendo que 76,1 mil deles estão em Rondônia, evidenciando a diversidade de localizações dos endereços no país.
O levantamento também revelou que o Brasil tinha 3,5 milhões de edificações em construção ou reforma durante o período analisado. A maior concentração dessas construções (605,2 mil) estava no estado de São Paulo, destacando a importância do cadastro e registro preciso dos endereços em todo o território Nacional.
Os endereços foram classificados de acordo com os tipos de logradouros mais comuns. A pesquisa apontou que o país possui 72,4 milhões de endereços em ruas, 10,7 milhões em avenidas e 7,1 milhões em estradas. Além disso, travessas, sítios, alamedas e fazendas também foram identificados como tipos de logradouros frequentes no país. Destaca-se ainda a presença de 2,7 milhões de endereços em logradouros sem nome, com a maioria localizada na Bahia (314,5 mil). Adicionalmente, foram registrados 171,7 mil endereços em logradouros cujo nome contém a palavra ‘Brasil’.
Eduardo Baptista, gerente do CNEFE, ressalta a importância do endereço como um indicador de cidadania. Ele enfatiza que a falta de numeração ou denominação de ruas e avenidas pode resultar em um déficit na cidadania dos indivíduos, devido à ausência de formalização desses endereços pelos órgãos públicos municipais. A análise dos dados reforça a necessidade de um sistema de endereçamento eficiente e abrangente para garantir a plena identificação e localização dos cidadãos em todo o país.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo