Reunião Global de Educação (GEM) é uma atividade da Semana Ceará: Centro Global da Educação, ocorrendo de 31 de outubro a 2 de novembro em Fortaleza.
O Brasil se destaca como um dos países líderes na Educação, participando da Reunião Global de Educação (GEM) em 2024, evento que contempla 94 países em seu evento de 2024. O Ministério da Educação (MEC) organiza a edição de 2024, promovendo a educação como um direito humano essencial.
Uma das principais discussões da GEM será sobre o desenvolvimento de currículos eficazes, para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. Com isso, a Educação pode ser promovida de forma mais eficaz, e os alunos podem se preparar melhor para o Ensino superior. Além disso, a Educação também pode ser utilizada para abordar questões sociais e ambientais, como a Educação ambiental. O Brasil já tem experiências exitosas para compartilhar, como o Programa Brasil Sem Miséria, que visa reduzir a pobreza extrema e garantir que todos tenham acesso à Educação de qualidade.
Reunião Global de Educação (GEM) 2024: Convergência de Ideias para uma Educação Mais Inclusiva
Organizada em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Reunião Global de Educação (GEM) reuniu 56 ministros e vice-ministros da Educação para discutir e construir caminhos voltados a uma educação mais inclusiva, qualitativa e equitativa. A GEM faz parte das atividades da Semana Ceará: Centro Global da Educação e ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), até sábado, 2 de novembro.
Durante a abertura do evento, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância de se assegurar uma educação pública de qualidade para todos, garantindo que nenhum jovem esteja fora da escola. ‘Nestes quase dois anos de governo, focamos a criação de políticas que trabalham para atingir esse objetivo, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pé-de-Meia. Precisamos de diálogos como os que têm sido promovidos nesta reunião’, declarou.
Relatório da Unesco e ODS 4: Primeiras Sessões de Revisão
Durante a reunião, as autoridades da educação mundial debateram a edição de 2024 do relatório da Unesco, que monitora a situação mundial da educação (Relatório GEM). Além disso, discutiram as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
Educação Profissional e Meio Ambiente: Uma Convergência de Princípios
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, participou do painel ‘Clima e meio ambiente’. Segundo ele, as pautas ambiental e educacional são muito caras para o atual governo, de modo que o MEC tem empregado diferentes esforços tanto em forma como em conteúdo para implementar políticas públicas voltadas às temáticas da bioeconomia, da economia circular e das energias renováveis. Além disso, o ministério tem retomado diversos programas na região da Amazônia.
Bregagnoli destacou que a educação profissional traz com muita força os princípios de equidade, competências e habilidades, mas sempre associados ao espírito crítico e à visão humanista que o estudante tem de ter. ‘A educação profissional brasileira trabalha muito a questão tecnológica, mas sempre associada a uma visão mais humanista e mais crítica e, logicamente, de consciência ambiental. Então, a gente tem reestabelecido programas como o Mulheres Mil, que trabalha a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade’, disse.
Sobre o princípio de educação verde, o secretário explicou que o MEC tem realizado parcerias e trabalhado de forma otimizada, estimulando instituições de ensino e empresas, principalmente empresas que tenham compromisso ambiental e social. ‘Temos feito programas extracurriculares de uma forma bastante intensa, retomando ações abandonadas como projetos de reciclagem. Reestabelecemos muito forte o programa de Educação Ambiental, que teve como objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades para a resolução de problemas ambientais’, disse.
A reunião da GEM 2024 buscou convergir ideias e práticas para uma educação mais inclusiva, qualitativa e equitativa, otimizando esforços para atingir os objetivos da educação profissional e o desenvolvimento sustentável.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo