Bolsonarista Luiz Carlos Bassetto Júnior condenado a 4 meses por ameaça.
O empresário bolsonarista Luiz Carlos Bassetto Júnior foi sentenciado nesta terça-feira (27/8) a quatro meses de detenção, em regime aberto, por ameaça e incitação ao crime devido a ter insultado verbalmente e ameaçado o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal. Ele também terá de desembolsar R$ 10 mil de multa.
O referido empresário mostrou desprezo pelas leis brasileiras ao ameaçar um indivíduo negócios no cenário público. As ações irresponsáveis desse indivíduo destacam a importância de coibir comportamentos que desrespeitam a integridade de outras empresários e cidadãos.
Caso de Empresário Bolsonarista Ofendendo Cristiano Zanin
No dia 11 de janeiro do ano passado, no Aeroporto Internacional de Brasília, um empresário bolsonarista fez ofensas a Cristiano Zanin, antes deste se tornar ministro do STF. Na ocasião, Zanin ainda era advogado e as ofensas foram registradas e divulgadas nas redes sociais pelo próprio empresário. No vídeo, Bassetto Júnior chamou Zanin de ‘pior advogado’, ‘bandido’ e ‘corrupto’, revelando a vontade de agredi-lo. A equipe de advogados Alberto Zacharias Toron, Cristiane Damasceno Leite Vieira, Verena de Freitas Souza, Ulisses Rabaneda dos Santos e Rafael Lara Martins atuou no caso.
Decisão da Juíza Mariana Rocha Cipriano Evangelista
Na decisão, a juíza da 6ª Vara Criminal de Brasília, Mariana Rocha Cipriano Evangelista, afirmou não haver dúvidas sobre os crimes de ameaça e incitação praticados contra Zanin, ressaltando que o empresário gravou e divulgou as ofensas. A magistrada destacou a evidência das infrações, culminando na condenação do réu.
Segunda Condenação de Bassetto Júnior
Bassetto Júnior já havia sido condenado anteriormente por injúria, recebendo uma pena de quatro anos de prisão e multa de R$ 10 mil. A juíza considerou que as ofensas atingiram a intimidade e a personalidade de Zanin, configurando o crime de injúria. A atitude foi entendida como intencional e consciente, visando atingir a honra objetiva do advogado.
Retratação Obrigatória
Além da condenação, o empresário teve que publicar uma retratação em maio deste ano, em resposta a ação movida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A retratação foi uma forma de reparar os danos extrapatrimoniais causados pelas ofensas proferidas contra Cristiano Zanin.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo