Companhia aérea tem resultados operacionais positivos devido à queda nos custos de combustível e câmbio favorável.
A recuperação judicial é um processo legal previsto na Lei 11.101/2005 que permite que empresas em situação de crise econômico-financeira possam tentar reverter essa situação, evitando a falência. Durante a recuperação judicial, a empresa pode negociar com seus credores um plano de pagamento de suas dívidas em condições mais favoráveis, visando a sua reestruturação e continuidade no mercado.
O processo de reestruturação no âmbito da recuperação judicial envolve a elaboração de um plano de recuperação que deve ser aprovado pelos credores em assembleia. Este plano pode prever a reestruturação da empresa, como a venda de ativos, redução de despesas e renegociação de contratos. É fundamental que a empresa em recuperação judicial tenha transparência e comprometimento com as diretrizes do processo de reestruturação, a fim de garantir sua viabilidade no longo prazo.
Resultado operacional da companhia aérea Gol
A companhia aérea Gol, em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, divulgou hoje um prejuízo líquido de 1,1 bilhão de reais no último trimestre de 2022. Esse resultado representa uma reversão do lucro positivo de 231 milhões alcançado no mesmo período do ano anterior. A empresa registrou um lucro operacional, medido pelo Ebitda recorrente de 1,62 bilhão de reais nesse trimestre, o que representa um aumento de 38,3% em relação ao ano anterior.
Os resultados da Gol foram impulsionados em parte pela redução de 23% nos custos com combustível de aviação, um aumento de 9,2% no indicador de preços de passagens, chegando a 52,61 centavos de real, e por uma taxa de câmbio mais favorável. A companhia encerrou o trimestre com um crescimento de 6,7% na receita líquida, chegando a 5,04 bilhões de reais.
Processo de recuperação judicial da companhia aérea
A decisão da Gol de entrar com um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o Chapter 11, no final de fevereiro, teve como objetivo principal reestruturar suas dívidas. O pedido foi aceito pela justiça americana, o que permitiu à empresa obter um empréstimo de US$ 1 bilhão. Esse passo foi fundamental para tranquilizar um grupo de credores que estavam preocupados em serem prejudicados durante o processo de reestruturação.
É importante ressaltar a importância desse processo de recuperação judicial para a companhia aérea Gol, pois ele representa uma oportunidade de reestruturar suas finanças e garantir sua sustentabilidade no mercado. Ao obter esse empréstimo e reorganizar suas dívidas, a empresa poderá se recuperar e retomar o crescimento de forma mais sólida e eficiente.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo