Americanos exibiram os interiores da nave que chegou à Estação Espacial Internacional, mostrando instrumentos de controle e de transporte.
Os astronautas Butch Wilmore, 61, e Suni Williams, 58, apresentaram neste sábado (8) a cabine da nave espacial Starliner, da Boeing, em uma transmissão ao vivo no Youtube da Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos). A nave foi enviada com os dois tripulantes na quarta-feira passada (5) e acoplou na Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira (6).
No segundo dia na ISS, os astronautas do Starliner realizaram experimentos científicos e testes de equipamentos na nave espacial da Boeing. A missão tem como objetivo principal estudar os efeitos da microgravidade no corpo humano e avançar nas pesquisas espaciais. A parceria entre a Nasa e a Boeing tem sido fundamental para o desenvolvimento de tecnologias espaciais inovadoras.
Explorando os Interiores da Nave Espacial da Boeing
No vídeo, os astronautas do Starliner mostram os interiores da nave espacial da Boeing, destacando as diversas ocupações a bordo do foguete que ficará acoplado em órbita por uma semana. A Nasa divulgou a 1ª foto da tripulação do Starliner na estação espacial, revelando quem são os astronautas do Starliner que estão no 1º voo da espaçonave.
As Occupações a Bordo da Espaçonave Starliner
Durante a live, Wilmore compartilhou: ‘Hoje é sábado, e como você pode ver, temos um aspirador de pó aqui. Assim como a maioria das pessoas limpa a casa, temos que limpar a ISS.’ Ele mostrou os instrumentos de limpeza que os moradores da estação espacial estavam utilizando na faxina, ressaltando a importância da limpeza dos interiores da nave.
Controlando Manualmente a Nave Starliner
Suni Williams fez um relato dos testes que os astronautas do Starliner realizaram nos primeiros dias no espaço, assumindo o controle manual da nave ao se aproximarem da ISS. ‘Está tudo sendo fantástico. A espaçonave está indo muito bem, melhor até do que o simulador, e tem sido um evento positivo do início ao fim’, comentou Wilmore.
Validando o Sistema de Transporte do Starliner
O primeiro voo tripulado da Boeing tem como objetivo validar o sistema de transporte, a plataforma de lançamento, o foguete, a espaçonave e as capacidades de operações em órbita, além do retorno à Terra com passageiros a bordo. O Starliner representa o auge dos esforços da empresa para desenvolver um veículo capaz de rivalizar com a cápsula Crew Dragon da SpaceX e expandir as opções dos Estados Unidos para levar astronautas para a Estação Espacial Internacional.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo