Aplicação limitada para faixa etária 10-14 anos contra dengue; ampliação não ocorrerá para evitar perdas nos estoques da Secretaria de Saúde.
Sem vacinas contra a dengue próximas do vencimento, o Distrito Federal (DF) continuará com a vacinação contra a doença direcionada exclusivamente para o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No último sábado (22), o governo federal permitiu a expansão da faixa etária com o objetivo de evitar desperdício de estoques de vacinação.
Além disso, a imunização em massa é essencial para a prevenção de doenças. Garantir a imunização de toda a população é um passo fundamental para a saúde pública e o bem-estar geral da sociedade.
Vacinação contra dengue: ampliação da faixa etária
Com isso, vacinas com validade até 30 de junho e 31 de julho podem ser administradas, principalmente, em crianças e jovens de 6 a 16 anos. Em comunicado enviado à Agência Brasil, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal comunicou que as vacinas contra a dengue disponíveis na rede local não expiram em junho ou julho de 2024, mas apenas ao longo do próximo ano. ‘Nossas vacinas vencem em 2025. Portanto, no momento, não está prevista uma alteração na estratégia adotada pelo órgão em relação ao grupo-alvo, que continua sendo de crianças entre 10 e 14 anos’, afirmou a secretaria.
Imunização em massa: garantia de estoques
A Secretaria de Saúde reforçou que as perdas nos estoques de vacinas contra a dengue são mínimas, garantindo assim a continuidade do processo de vacinação. A ampliação da faixa etária para imunização visa atingir um número maior de crianças e adolescentes, contribuindo para a proteção coletiva contra a doença. A imunização em massa é fundamental para a prevenção da dengue e a redução da transmissão do vírus na comunidade.
Vacinação: prioridade na faixa etária
Diante da disponibilidade de doses com prazo de validade estendido, a vacinação contra a dengue se mantém como prioridade para crianças e adolescentes. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de manter a cobertura vacinal nesse grupo etário, visando a proteção individual e coletiva. A imunização em massa é uma estratégia eficaz para controlar a propagação da doença e prevenir surtos.
Ampliação da faixa etária: estratégia de vacinação
Com a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue, a Secretaria de Saúde busca alcançar uma maior parcela da população infantojuvenil. A manutenção dos estoques de vacinas e a garantia de sua eficácia até 2025 são fundamentais para o sucesso do programa de imunização em massa. A Secretaria reafirma seu compromisso em proteger a saúde da comunidade por meio da vacinação.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo