Equipe econômica adota discurso cauteloso. Especialistas apontam valorização de ações, dólar e ouro com incertezas nos mercados.
A equipe econômica do governo brasileiro está acompanhando de perto os desdobramentos do atentado contra o ex-presidente americano Donald Trump e avalia possíveis impactos nos mercados brasileiros nesta segunda-feira. Especialistas ressaltam a importância de manter a calma e analisar com cautela as movimentações do mercado diante desse cenário inesperado. Os investidores estão atentos e preparados para possíveis oscilações nos mercados.
Enquanto isso, a economia brasileira segue em constante evolução, com os negócios se adaptando às mudanças do cenário global. As bolsas de valores refletem a confiança dos investidores no país, mesmo diante de eventos internacionais impactantes. A expectativa é de que os mercados mantenham a estabilidade, demonstrando resiliência diante de desafios externos.
Mercados em destaque: cautela e incertezas
Um técnico ressaltou a possibilidade de um estresse leve nos mercados, mas sem grandes proporções. Na véspera do incidente, membros da equipe econômica celebravam a notícia de que o índice de inflação ao consumidor dos EUA, o CPI, ficou abaixo das projeções em junho. Houve um recuo de 0,1% em relação a maio, contrariando a expectativa de alta de 0,1% conforme analistas. Com isso, o indicador anual caiu de 3,1% para 3%.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca os efeitos positivos do início do ciclo de redução de juros pelo Federal Reserve nos EUA na economia brasileira. Desde julho de 2023, a taxa básica de juros nos EUA se mantém entre 5,25% e 5,5% ao ano. O Ibovespa encerrou em alta pelo décimo dia consecutivo na sexta-feira, impulsionado não apenas pelo CPI de junho, mas também pelo anúncio de um corte de R$ 25,9 bilhões nas despesas do governo brasileiro para o próximo ano e pelo IPCA de junho.
Os investidores se preparam para uma abertura volátil nos mercados nesta segunda-feira, com incertezas que devem fortalecer o dólar americano, o iene e o ouro. Adam Crisafulli, da Vital Knowledge, acredita que o tiroteio terá pouco impacto nos mercados, reforçando a posição de Trump como favorito.
Os índices futuros das bolsas americanas apresentam leve alta, especialmente o Dow Jones, que subiu 60 pontos, ou 0,2%. Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 também registraram avanços. A possível vitória de Trump pode beneficiar ações industriais, com a perspectiva de medidas protecionistas e disputas comerciais com a China.
Trump discute a imposição de uma tarifa única sobre a maioria dos produtos estrangeiros importados pelos EUA, além de ameaçar penalizar parceiros comerciais com práticas desleais. Ele planeja aumentar tarifas e impor barreiras comerciais às importações chinesas, incluindo restrições à propriedade chinesa de infraestruturas nos EUA.
Nesta segunda-feira, Jerome Powell, presidente do Fed, participa de um evento no Clube Econômico de Washington. Os investidores aguardam os relatórios de lucros do segundo trimestre e a divulgação do Boletim Focus, que podem influenciar os mercados no Brasil.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo