Consuma criatina: melhor antes do exercício para estímulo muscular, liberação de lactato e melhoria na circulação sanguínea e hiperemia, ajudando nas adaptações crônicas e metabolização de fibras exercisadas.
A Creatina é um dos suplementos mais populares entre os adeptos de atividades físicas, como o levantamento de peso, focados na potência e no crescimento muscular. Embora seja sintetizada pelo corpo, a sua ingestão como suplemento aumenta os níveis no organismo, o que intensifica a energia e a resistência. Mas será que há um momento ideal para tomar Creatina?
Além disso, existem diversos compostos de creatina disponíveis no mercado, cada um com seus benefícios e peculiaridades. A escolha do tipo de Creatina ideal para cada indivíduo pode fazer toda a diferença nos resultados alcançados. Portanto, antes de iniciar a utilização de Creatina, é importante buscar orientação de um profissional da saúde para garantir que o tipo e a dosagem adequados de Creatina sejam adotados. Afinal, a Creatina não é apenas um simples suplemento, mas sim um aliado potente na busca por mais força e resistência.
Explorando os benefícios da Creatina na prática esportiva
Para esclarecer dúvidas sobre a Creatina, consultamos a nutricionista Mariana Moretti, da Clínica Mantelli. Ela discutiu os benefícios do suplemento e a melhor forma de consumi-lo. Segundo a especialista, o tempo de ingestão da Creatina pode influenciar em sua eficácia devido à hiperemia do exercício, que promove aumento da circulação sanguínea no músculo em atividade.
A especialista explica que o aumento do fluxo sanguíneo durante e após o treino depende da intensidade, modalidade, duração e frequência da atividade. Quanto mais intenso o estímulo muscular, maior a liberação de Creatina, favorecendo sua retenção e metabolização pelas fibras exercitadas.
Portanto, consumir Creatina próxima ao exercício privilegia sua circulação devido ao aumento do fluxo sanguíneo. A suplementação pré-treino é recomendada como a estratégia mais eficaz comparada à intra ou pós-treino. No entanto, ingerir Creatina no pós-treino também traz benefícios devido às adaptações crônicas do treinamento, que aumentam o acúmulo de Creatina nos músculos.
Evidências científicas indicam que a melhor forma de suplementar com Creatina é em torno do treino, seja pré, intra ou pós, para aumentar seu conteúdo muscular. A orientação é realizada por um profissional de saúde, considerando as necessidades individuais.
Maximizando os efeitos da Creatina
A Creatina pode ser consumida em cápsula ou em pó, sendo fundamental seguir a orientação de um médico ou nutricionista. O pó pode ser diluído em água, suco ou leite, e a recomendação é misturá-lo com carboidratos para potencializar os resultados. Já as cápsulas podem ser ingeridas com qualquer bebida.
A quantidade recomendada varia de 2 a 3 gramas ao dia para atletas, conforme indicação profissional e estado de saúde. A Creatina pode trazer diversos benefícios relacionados à prática esportiva, como aumento da força muscular, melhora de desempenho em atividades intensas e curto prazo, aumento de massa muscular e recuperação mais rápida entre exercícios.
A importância da Creatina no desempenho esportivo
A Creatina, presente em compostos de Creatina, é uma aliada para atletas em busca de melhorias no desempenho físico. Seu uso estratégico pré, intra ou pós-treino pode otimizar a circulação sanguínea, estimular o músculo e promover adaptações crônicas.
Ao ingerir Creatina próximo ao exercício, aproveitamos o aumento da hiperemia induzida pelo treino, potencializando seus efeitos no organismo. Portanto, a Creatina não só auxilia na conquista de resultados físicos, como também favorece a recuperação muscular e a adaptação do corpo às demandas do exercício físico.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo