Vascaínos e corintianos rejeitam medidas da CBF que invertem a tabela em jogos contra Atlético-MG e Flamengo, violando o Regulamento Geral de Competições.
A Copa do Brasil está prestes a ter um capítulo importante em sua história, com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva se preparando para julgar as Medidas Inominadas do Vasco e do Corinthians contra o adiamento de jogos das semifinais da competição. A decisão é aguardada com ansiedade pelos torcedores.
O pedido de inversão da tabela, que afetou a Copa do Brasil, foi feito pelo Atlético-MG, adversário do Vasco, e pelo Flamengo, rival do Corinthians, e atendido pela CBF antes das partidas de ida da competição. A mudança pode ter impacto significativo no Campeonato Brasileiro. A Competição Nacional está sendo acompanhada de perto por todos os envolvidos, e a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva pode ter consequências importantes para os times envolvidos.
A Copa do Brasil e a Controvérsia sobre a Data Fifa
A diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está no centro de uma disputa judicial envolvendo a Copa do Brasil. A pauta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) inclui dois processos relacionados à competição nacional. O Processo nº 275/2024 e o Processo nº 276/2024 tratam de medidas inominadas apresentadas pelos clubes Vasco da Gama e SC Corinthians Paulista, respectivamente, contra Júlio Avellar, Diretor do Departamento de Competições da CBF.
Os clubes alegam que a CBF não seguiu o Regulamento Geral de Competições (RGC) ao não alterar as datas dos jogos da Copa do Brasil devido à convocação de atletas para a Data Fifa. Segundo o regulamento, a convocação de atletas para seleções nacionais não garante aos clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições.
Além disso, os clubes argumentam que apenas o clube mandante, a federação mandante ou o detentor dos direitos de transmissão podem solicitar mudanças na data de uma partida. No entanto, os clubes Vasco e Corinthians alegam que o pedido de mudança veio dos visitantes.
A Copa do Brasil e o Calendário Anual das Competições
A CBF divulgou as datas-base da Copa do Brasil em 5 de janeiro, e o regulamento estabelece que compete à Diretoria de Competições (DCO) elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas. No entanto, os clubes alegam que a CBF não seguiu esse regulamento ao não alterar as datas dos jogos.
Os departamentos jurídicos dos clubes argumentam que a CBF deveria ter considerado a convocação de atletas para a Data Fifa ao elaborar o calendário da Copa do Brasil. Além disso, os clubes citam prejuízo por série de jogadores convocados que iriam jogar as partidas decisivas logo em seguida da Data Fifa.
Os jogos de ida da Copa do Brasil foram realizados em 2 de outubro, com o Atlético-MG vencendo o Vasco por 2 a 1 e o Flamengo vencendo o Corinthians por 1 a 0. Os jogos de volta estão programados para 19 e 20 de outubro.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo