Governo federal incluiu 8 novas cidades para aplicação das provas do CPNU. Todas próximas ao DF. Garantindo igualdade de oportunidade em cargos públicos.
Foi divulgado pelo governo federal que mais oito municípios foram selecionados para sediarem etapas das provas do Concurso Público Nacional Unificado. Todas essas cidades estão situadas nas proximidades do Distrito Federal. Incluindo Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é uma iniciativa que visa promover a igualdade de oportunidades em diversas regiões do país. Com a ampliação para essas cidades do entorno do Distrito Federal, mais candidatos terão a chance de participar das seleções. A iniciativa do governo federal de promover o Concurso Nacional Unificado fortalece a transparência e a meritocracia no processo seletivo.
Concurso Nacional Unificado: Provas e Locais de Prova
Com isso, serão 228 municípios a receberem o exame. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a distribuição dos candidatos nos locais de prova levarão em consideração o CEP informado na hora da inscrição. O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país, com 2,1 milhões de inscritos.
O chamado Enem dos Concursos vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. A prova, constituída de questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação, será aplicada no dia 5 de maio em 228 cidades de todas as unidades federativas. Locais de prova e resultado – A consulta sobre o local de prova estará disponível a partir do dia 29 de abril.
Resultado das Provas e Resultado Final do Concurso Nacional Unificado
A previsão é que no dia 3 de junho sejam divulgados os resultados das provas objetivas, e preliminares das provas discursivas e de redação. No dia 30 de julho, deve sair o resultado final, indicando a classificação dos aprovados.
O concurso foi planejado de forma a promover igualdade de oportunidade de acesso a cargos públicos efetivos, zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A elaboração buscou, também, padronizar procedimentos na aplicação das provas, bem como aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, ‘de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público’. O Ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido.
Áreas de Atuação e Cargos Públicos no Concurso Nacional Unificado
Ao todo, são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo